Afinal, de onde nascem as histórias? Algumas, das maneiras mais inusitadas possíveis. A fábula O Macaco Mentiroso e o Tatu Invejoso, da cozinheira Andrea Marques Ribeiro Foster, de 44 anos, surgiu em um passeio com suas netas ‘do coração’, como ela prefere denominar.
Continua depois da publicidade
Durante o trajeto, uma das crianças começou a chorar e a pedir pela mãe. Isso deu o estalo para o início da história. O lançamento do livro será neste sábado, às 10 horas, na Biblioteca Pública Rolf Colin.
A fábula de Andrea tomou um rumo quando, ao tentar controlar o choro de uma das crianças, a criatividade em distrai-la fluiu com as palavras.
– Comecei a dizer: ‘vê se não é o rabinho do tatu?’ No dia seguinte, passei para o papel – revela.
A história se passou em 2011 e a escritora foi rápida: em uma tarde, escreveu e em seguida contou para a neta, mas manteve guardada até outubro do ano passado, quando uma professora questionou o que Andrea fazia, além de cozinhar. Foi a oportunidade que ela teve de mostrar seu talento.
Continua depois da publicidade
O livro de 17 páginas é sua primeira publicação. A primeira de muitas, segundo ela. Andrea espera que o livro seja bem aceito pelo público infantil e contextualiza, na história, valores morais, como ensinar a não mentir e cuidar da higiene dos dentes,
por exemplo.
O contato com o universo literário existe desde os tempos de escola, no Rio de Janeiro, onde ela morava. Andrea sempre estudou em colégios públicos e costumava participar dos concursos de poesias e, como prêmio, ganhava livros. O caminho da literatura, entretanto, foi árduo e exigiu perseverança. O maior desafio, para a autora, foi despertar o interesse da leitura nas pessoas e provar que ela não era apenas uma cozinheira.
Questionada sobre os planos futuros, ela não titubeia:
– Tenho vários! Quero lançar novas histórias e já tenho oito no forno! – brinca.