Um vídeo que mostra uma coxinha “explodindo” no rosto de um homem vem sendo comentado nas redes sociais nesta quarta-feira (18). O caso aconteceu em um bar, em Curitiba, na última sexta-feira (13), e foi registrado por câmeras de segurança que tiveram as imagens publicadas nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ao g1, o dono do bar disse que o cliente teve queimaduras superficiais no rosto.

— Parecia ser um barulho de pneu estourando […]. Fiquei em estado de choque vendo a massa grudar no rosto dele, em mim… Parecia uma bomba — recorda Christian de Souza Amaral, que estava na frente do homem quando o incidente aconteceu.

O vídeo mostra o momento que a coxinha explode e a massa “voa” para todos os lados. Ela atinge o cliente e, segundo o dono do bar, o balcão e o teto. Após a explosão, o alimento solta um vapor.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do momento

De acordo com o comerciante, a coxinha foi preparada como sempre. Christian diz não saber o porquê ela explodiu, e que na hora que a serviu ela ainda estava quente.

— A gente já tinha fritado a coxinha e colocamos na estufa. Esse rapaz já estava por ali, era cliente e chegou e falou: “bonita a coxinha, né?”. E pediu uma. Ela estava quentinha ainda, tinha saído da fritura, ficou uns cinco minutos mais ou menos ali na estufa e entregamos pra ele — diz o proprietário.

Os funcionários presentes prestaram socorro ao homem, que foi instruído por eles a buscar ajuda médica. No dia seguinte, o frequentador do bar retornou ao local e mostrou que só tinha queimaduras superficiais, contou Christian.

O que explica a explosão?

Um dos motivos que podem explicar a explosão é o preparo, conforme explica a cientista Laura Marise, doutora em biociências e biotecnologia.

Continua depois da publicidade

Isso porque, na hora de “fechá-la”, pode ter ficado uma pequena quantidade de ar entre o recheio e massa do alimento.

Neste caso, o ar que ficou na coxinha e foi aquecido na fritura pode ter expandido e gerado uma pressão interna. A especialista explica que a pressão que se formou dentro do alimento não rompeu a massa imediatamente porque, quando feita com farinha de trigo, ela é bastante forte e tem um teor alto de glúten, o que a torna resistente.

Por isso, ela liberou a pressão de forma “abrupta” somente ao ser mordida, gerando a explosão.

Como evitar acidentes como esse?

O cozinheiro curitibano Rui Morschel sugeriu à reportagem do g1 que as pessoas, antes de comer, abram a coxinha com a mão. Isso fará com que o vapor saia e pode evitar este tipo de acidente.

Continua depois da publicidade

— É só fazer igual ao pastel, que é muito comum já. Ao invés de comer, tira um pedacinho com a mão, pro vapor não queimar a boca. É só fazer isso também com a coxinha, pra tomar cuidado — esclarece.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Vinhos no fundo do mar: conheça a adega subaquática em Bombinhas

Patinhos distraídos caem em bueiro e mobilizam bombeiros em SC

Passageiro morre durante corrida de mototáxi em Chapecó