Em quase três anos de pandemia, a Covid-19 matou mais de 11 mil catarinenses em idade para votar nas Eleições 2022 – que acontecem neste domingo (2). A análise foi feita a partir de dados do Painel do Coronavírus, do NSC Total, abastecido com informações do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para pessoas de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Ao todo, 11.041 eleitores entre 18 e 70 anos foram vítimas fatais da Covid-19. O número é 0,22% do atual eleitorado catarinense e também metade do total de mortes no período pela doença em Santa Catarina, 22.403 até esta sexta-feira (30).
Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022
Continua depois da publicidade
Em 2022, Santa Catarina enfrenta a eleição para governador mais disputada do Brasil. A pesquisa IPEC contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira (30), indica um cenário de segundo turno na disputa pelo governo do Estado com os candidatos Jorginho Mello (PL), que tem 29% dos votos válidos, e Carlos Moisés (Republicanos), com 23%.
SC libera aplicativo para apuração independente das eleições no Estado
Foram considerados 10 cenários possíveis envolvendo os cinco candidatos que somaram dois dígitos na segunda pesquisa do instituto na corrida para o governo do Estado, divulgada em 20 de setembro.
Leia também
Pesquisa Ipec: Jorginho e Moisés mantêm-se à frente e podem disputar o segundo turno em SC
Padre Kelmon é padre ou não? Veja história de candidato que irritou Lula
Pesquisa Ipec: Bolsonaro aumenta vantagem na disputa para presidente em SC