O ano de 2022 começou com alta procura por serviços de saúde em Florianópolis. A cidade enfrenta um novo surto de Covid-19, o que causou o aumento por atendimento em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Saúde. Mas você, leitor, sabe exatamente onde buscar serviços de testagem e vacinação contra o novo coronavírus? O Diário Catarinense resume.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Hoje há oito pontos de testagem na cidade, sendo três para pessoas sem sintomas gripais e outros cinco para pessoas com sintomas gripais (veja a lista abaixo). Após os registros de longas filas no último fim de semana, a capacidade de testagem foi ampliada. Segundo a prefeitura, atualmente cerca de 2.200 testes podem ser feitos por dia.
Veja os locais de testagem para pessoas sem sintomas
Das 8h30 às 16h
- Ginásio do NEIM Celso Ramos
Das 9h às 17h
- Sapiens Park no Norte da Ilha;
- Centro comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição – próximo ao Tirio.
Continua depois da publicidade
> Governo de SC garante volta às aulas 100% presenciais em fevereiro
Testagem para pessoas com sintomas
As pessoas que estiverem com algum sintoma gripal devem buscar atendimento médico para serem encaminhadas para um dos cinco locais de testagem distribuídos no município. A população pode ser então direcionada para o ponto itinerante no Terminal Cidade de Florianópolis ou para os pontos de testagem no Norte, Sul, Centro e Continente.
Segundo a prefeitura, os pacientes atendidos por serviços privados e por hospitais que precisem fazer agendamento pelo SUS devem passar pelo serviço do Alô Saúde Floripa antes de procurarem a testagem contra a Covid-19. O contato com o Alô Saúde pode ser feito por meio do telefone 0800-333-3233.
Sem a avaliação e encaminhamento profissional por meio de uma equipe de saúde, as pessoas com sintomas não serão testadas. De acordo com a prefeitura, o objetivo dessa regra é evitar a ocorrência do teste falso negativo, considerando que os profissionais de saúde sabem orientar qual o melhor dia de testagem para cada paciente.
> Deltacron: cepa que combina delta e ômicron é identificada na Europa
Vacinação
Além da testagem, a vacinação contra o coronavírus também é um fator considerado fundamental no combate à doença. Os imunizantes estão sendo aplicados tanto em pontos fixos quanto em alguns Centros de Saúde de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Pessoas com mais de 12 anos podem receber a primeira dose. Quem concluiu o prazo indicado deve tomar a segunda dose e a dose de reforço está sendo aplicada em pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose há no mínimo quatro meses.
> Chapecó pode multar em até R$ 150 mil quem não respeitar isolamento em caso de Covid
Veja os onde os imunizantes estão sendo aplicados
Pontos fixos, das 9h às 16h:
- Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira;
- Centro de Eventos da UFSC;
- Antigo Aeroporto.
Centro de Saúde, das 8h às 16h
- CS Coloninha;
- CS Abraão
Vacinação Itinerante, das 9h às 16h
- TICEN
Leia também
Cânions de SC podem sofrer deslizamentos como o da tragédia em Capitólio, diz especialista
“SC não merece ser chamada de terra do Bolsonaro”, diz Sergio Moro
Voos cancelados em SC provocam notificação a quatro empresas aéreas; entenda