Couro e vísceras de animais rodeado de moscas foram encontrados em um estabelecimento clandestino nesta quinta-feira (21), no interior de Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina. O flagrante ocorreu durante uma operação da Polícia Civil, que apurou a suspeita de irregularidades em um entreposto usado para processamento de subprodutos de origem animal. O local foi interditado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com a polícia, inicialmente a denúncia é de que o ambiente seria usado para abate clandestino e revenda das carnes nos estabelecimentos comerciais da região. No entanto, durante a operação, foi flagrado uma grande quantidade de couro e vísceras de animais armazenadas em tonéis e em condições higiênico-sanitárias muito precárias, rodeada por moscas e animais domésticos. Também havia sujeira e um forte odor.

Policiais aposentados são convocados para reforçar efetivo em SC

Em outro ponto, uma câmara fria repleta de carcaças foi localizado, em desacordo com as normativas sanitárias e ambientais.

Continua depois da publicidade

Conforme as primeiras investigações, não há abatedouro no local, mas sim um entreposto clandestino de processamento de subprodutos de origem animal, com a revenda dos resíduos para fábricas de ração de outros Estados. O comércio ocorria geralmente à noite.

Além disso, segundo a polícia, carcaças de toda a região eram processadas no estabelecimento, mas o local não tem licença ambiental, registros na vigilância sanitária ou nos demais órgãos competentes.

Após a ação, o local foi interditado e o proprietário, notificado administrativamente por infração às normas sanitárias. Já os produtos foram descartados. Um inquérito será instaurado para apurar a suspeita de crime ambiental.

A operação foi feita pelo Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), juntamente com Policiais Civis da Operação Hórus e a CIDASC. O objetivo é garantir a segurança dos consumidores e a oferta de produtos de origem animal livres de riscos.

Continua depois da publicidade

Confira fotos

Leia também

Saqueadores de carga tombada na BR-470 se dão mal em Pouso Redondo

Falsa assessora de Yasmin Brunet é presa em Balneário Camboriú por golpe em corretor