O bistrô D’Acampora tem pratos com história. Essa é a definição do chef Roberto Bento, o Betinho, criador de parte do cardápio do restaurante. Ele tem ideias de receitas que condizem com o espírito do lugar, um cantinho escondido na frenética SC-401, em Florianópolis. Preparou, então, uma costelinha que é homenagem aos clientes que mais frequentam o lugar.

Continua depois da publicidade

O prato preparado por Betinho é dedicado aos gaúchos e mineiros, assíduos frequentadores e boa parte dos parceiros de cozinha. Ele testou durante semanas a combinação de erva-mate com costelinha até encontrar o ponto ideal. Perfeito para saborear com um vinho branco ou rosé.

– A carne de porco é um pouco doce e a erva-mate é amarga. Essa combinação é o casamento perfeito – explica o chef.

Betinho seguiu o trabalho do falecido dono do bistrô, o Zeca D’Acampora. O proprietário era formado em direito e história, e resolveu estabelecer dupla jornada de trabalho para manter o sonho de trabalhar com gastronomia. Até a morte, em 2008, trabalhou com a criação de pratos reconhecidos em diversos eventos de gastronomia do Brasil.

Continua depois da publicidade

D’Acampora Bistrô

www.dacampora.com.br

SC-401, Km 10, nº 10.300, Florianópolis

Horário: terças a sábados, das 20h às 23h30min.

É preciso fazer reserva pelo e-mail: reservas@dacampora.com.br

Tel.: (48) 3235-1073

Preço do prato: R$ 60 por pessoa

Tchê Uai

Ingredientes

Para a costelinha:

350g de costelinha suína

40g de cebola picada

5g de alho picado

20ml de suco de limão

20g de manteiga

Sal e pimenta a gosto

Para a crosta de erva-mate:

5g de erva mate

20g de pão de forma

5g de queijo ralado

1g de alho picado

5ml de azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

Para o molho roty:

200ml de caldo de carne suína

20g de manteiga sem sal

100ml de vinho branco seco

30g de cebola picada

10g de farinha de trigo

Alecrim fresco a gosto

Sal e pimenta a gosto

Para o Mousseline (creme de aipim):

150g de aipim descascado

30g de manteiga sem sal

30g de nata

sal e pimenta a gosto

Para a couve mineira:

35 g de couve mineira

10 g de bacon

20 g de cebola picada

3 g de alho opcional

5 ml de óleo de milho

sal e pimenta a gosto

Como fazer:

Comece pela costelinha. Tempere com sal, pimenta, alho e cebola picados, suco de limão. Deixe marina por 24h na geladeira. Depois, coloque manteiga sobre a costelinha e leva ao forno a 120º com proteção de papel alumínio durante 3 h. Reserve.

Passe em um processador o pão de forma, e acrescente em seguida a erva-mate, o queijo ralado, o alho, sal e pimenta. Quando ficar homogênio, acrescente o azeite de oliva. A crosta de erva-mate deverá ser colocada sobre a costelinha, como uma cobertura de bolo, e a carne deverá ir para o forno a 180º por 5 a 8 minutos para dourar.

Depois de preparar a carne e a crosta, inicia-se os molhos. Refogue a cebola na manteiga com alecrim até caramelizar, acrescente o vinho e deixe evaporar. Incorpore o caldo de carne suína e deixe reduzir de tamanho até a metade e acrescente o sal e a pimenta.

Continua depois da publicidade

O mousseline é um purê levemente mais líquido. Comece cozinhando o aipim com água e sal até ficar bem macio. Tranfira para um processador e bata com manteiga e nata, até obter a consistência de creme. Acrescente o sal e a pimenta. A couve deve ser cortada bem fina e refogada com bacon, cebola, alho e óleo. Tempere com sal e pimenta.

Para finalizar, disponha a mousseline no centro de um prato, regue com molho roty e coloque a costelinha sobre os cremes. A couve vai ao lado.