O Costão do Santinho está localizado em uma região privilegiada, entre as praias de Moçambique e de Ingleses, cercado de belezas naturais, como a Mata Atlântica preservada do Morro das Aranhas e a bela Praia do Santinho. Muito além de se inserir neste espaço e oferecer o equilíbrio entre praia, montanha e infraestrutura aos hóspedes, o resort, que é conhecido como o maior de Santa Catarina, também se destaca por preservar e promover o desenvolvimento sustentável da região.
Continua depois da publicidade
> Dia dos Pais no Costão do Santinho terá atrações para todos os gostos
A preocupação do resort segue os preceitos do Pacto Global do Turismo, que tem focado em divulgar e preservar o patrimônio natural e cultural da região em que está inserido. Ao seguir essa diretriz que o resort, além de ser sinônimo de qualidade e conforto para os hóspedes, também é referência em ser um dos grandes promotores do turismo sustentável do Brasil.
O fundador do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos, explica que o resort está alinhado com os conceitos de ESG — sigla que, em inglês, significa Enviromental (Ambiental), Social e Governance (Governança, em português). De modo resumido, essa premissa, que surgiu há aproximadamente duas décadas, indica que as corporações devem ser aliadas da natureza, cuidar dos seres humanos na busca pela inclusão social, e ter como responsabilidade gerar rendas e empregos. Ele destaca que a boa gestão das empresas e instituições é uma responsabilidade social, o que é levado muito a sério pela administração do Costão do Santinho.
Ecossistema que merece ser preservado
Desde o início da sua história em 1991, a conservação da natureza já fazia parte dos ideais do Costão do Santinho. Isso porque a localização do resort no extremo norte da Ilha de Santa Catarina está cercada entre costões, o Oceano Atlântico, dunas e a Mata Atlântica. No terreno de um milhão de metros em que o hotel está instalado, mais de 750 mil metros quadrados são compostos de área verde, espaço que carrega um legado histórico com registros dos povos pré-históricos até os açorianos, que já habitaram a região há milhares de anos.
Continua depois da publicidade
Hoje, a infraestrutura do resort atende mais de 350 mil turistas por ano, e conta com o suporte de mais de mil colaboradores, além de diversos prestadores de serviços da região. Essa operação movimenta e impulsiona a economia local, promovendo a cultura e a economia dos habitantes da comunidade do entorno.
Desde a sua fundação, o Costão do Santinho foi cuidadosamente pensado pelos seus idealizadores, Fernando Marcondes de Mattos e Iolanda Abraham Marcondes. Mesmo antes da popularização dos conceitos de ESG, o resort nasceu promovendo práticas ambientais, sociais e de governança. Já nos dias recentes, os atuais copresidentes — que assumiram o Costão em 2019 — reforçam a conservação dos ambientes naturais, históricas e sociais do espaço, o que fortalece e beneficia o futuro da região.
Valores que têm propósito
Os conceitos de sustentabilidade e cuidado com o ecossistema estão presentes no DNA do Costão do Santinho. É por isso que o resort conta com valores inspiradores, que guiam o propósito de todos que fazem parte desta rotina. Entre eles, está a base em harmonia, que consiste em cuidar da beleza e da estrutura que compõem o resort. Para garantir a satisfação de todas as pessoas que passam pelo Costão, cada detalhe importa e deve ser cuidado com carinho e atenção.
Além disso, o resort foca em evolução contínua, e em colocar amor em cada processo, para que todos se sintam acolhidos e respeitados no espaço. Para garantir a comunicação assertiva com o público, a transparência é prioridade. A empatia, gentileza, otimismo, ética, curiosidade, autoconsciência e integridade são valores intangíveis, e por fim, a conexão entre o corpo, a mente e o espírito também é prioridade.
Continua depois da publicidade
Resort segue o Pacto Global da ONU
Para fortalecer os ideais de desenvolvimento sustentável no mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) tomou a iniciativa de organizar o Pacto Global, que estabelece e defende dez princípios universais. As empresas que fazem parte dele optam por seguir os princípios que respondem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia de suas operações. Esse é o caso do Costão do Santinho, que em 2022, identificou ações consolidadas nos 17 objetivos da ONU e passou a fazer parte da campanha “O Futuro que a Gente Quer”, criada pela Rede Brasil pelo Pacto Mundial.
A cada ano, o Costão do Santinho busca conquistar mais uma certificação de ODS. Ao todo, foram 10 objetivos conquistados dos 17 que fazem parte da lista da ONU: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia limpa e acessível, emprego digno e crescimento econômico, inovação, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ações para o clima, vida debaixo d’água, vida sobre a terra, paz, justiça e instituições fortes, parcerias e meios de implementação.
Quer saber mais sobre as ações de preservação ambiental do Costão do Santinho? Acesse o site e conheça detalhes do Resort.
Leia também
Julho Mágico: Costão do Santinho ganha programação especial para as férias escolares
Além das praias: Conheça mais sobre a cultura e história de Florianópolis
Saiba por que vale a pena curtir o Costão do Santinho no inverno