Depois do lançamento estadual e nacional, os roteiros de ecoturismo e turismo de aventura da Costa Verde & Mar ganharam a América. As atividades de esporte e lazer foram apresentadas na sexta-feira e no sábado, no Parque Beto Carrero World, em Penha, durante a 19ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos (BNT Mercosul). A feira reuniu 146 estandes com 400 expositores, no evento que é considerado um dos mais importantes do setor nos países latinos. De resultado, ficou a boa impressão por parte dos profissionais que atuam no setor.
Continua depois da publicidade
– São ações voltadas para operadores e agentes de viagens, que vêm para cá conhecer as novidades do mercado e fazer contatos. Temos aqui pessoas de vários países, e a resposta foi muito positiva – destaca a assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar), Vivian Floriani.
Formado por 13 atividades espalhadas por 11 municípios, os roteiros foram organizados durante um ano e meio pelo Citmar. O objetivo é desenvolver o potencial de turismo sustentável da região, aproveitando de forma consciente a natureza e diminuindo a sazonalidade no Litoral Norte – que é economicamente dependente da alta temporada de verão. Além disso, o turismo integrado proporciona que cidades mais afastadas e menos conhecidas dos visitantes ganhem destaque, sendo inseridas em um projeto regional que beneficia a todos.
– Primeiro olhamos para a região, e depois para o município. No início houve um pouco de resistência quanto a essa ideia, mas depois se entendeu o contexto e a importância da proposta – afirma Vivian.
Estruturação
Continua depois da publicidade
Os roteiros foram elaborados em quatro etapas. A primeira, iniciada em 2011, levantou todas as potencialidades da região, expostas na sequência em um seminário com o trade turístico do Litoral. A etapa seguinte foi ir com uma equipe técnica em cada lugar mapeado, verificando a infraestrutura e condições de segurança dos locais. O terceiro passo foi uma avaliação da Família Müller, formada por um trio de aventureiros de carteirinha que testaram cada destino no final do ano passado. A última ação foi preparar o material de divulgação e lançar oficialmente os roteiros, em níveis estadual, nacional e, agora, internacional.
A partir deste mês o Citmar também conta com uma associação de apoio, a Nossa Trilha, que vai auxiliar no gerenciamento das atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Um grupo formado por cerca de 20 pessoas vai acompanhar principalmente os procedimentos de segurança e as questões de atendimento ao público nos roteiros. Por enquanto está sendo feito o planejamento desse trabalho, que futuramente vai oferecer cursos e outras formas de capacitação profissional.
– Mesmo antes do lançamento dos roteiros já havia interesse de outros produtos, que acabaram ficando de fora desse primeiro projeto. Com a associação queremos criar mais forças para incluir mais atividades daqui para frente, e que elas estejam preparadas para receber o visitante – ressalta o presidente da Nossa Trilha, Eduardo Haendchen Vidal.
Balneário Piçarras
A cidade é conhecida pelas castanheiras centenárias que emolduram a orla. Mas além das praias, quem procura Balneário Piçarras também vai encontrar uma região rural com belezas naturais, áreas preservadas, pousadas e parque aquático.
Continua depois da publicidade
O que fazer: cavalgada, cicloturismo, pescaria no pesque-pague, ir à praia.
Bombinhas
Bombinhas é cercada por baías, costões, enseadas e 39 praias. Reconhecida internacionalmente pelo mergulho e pela beleza de suas praias, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia. A herança cultural deixada pelos indígenas e pelos colonizadores açorianos pode ser vista nos museus, nos eventos culturais e no dia a dia da comunidade.
O que fazer: caiaque, cicloturismo, mergulho, visita ao mirante, fazer trilha, ir à praia.
Camboriú
A cidade tem recantos e belezas naturais, cachoeiras, pousadas rurais, pesque-pague e trilhas. O Pico da Pedra é uma atrativo a parte, pois possibilita que o visitante desfrute de exuberante vegetação de Mata Atlântica.
O que fazer: visita a cachoeiras, cavalgada, cicloturismo, trilhas.
Itajaí
O município encontra na atividade portuária seu maior expoente econômico, mas concilia o ritmo as atividades turísticas, com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia e Molhe.
O que fazer: cicloturismo, escalada, mirante, trilha, ir à praia.
Itapema
A cidade apresenta uma orla marítima com praias para todos os públicos, dos que buscam sofisticação aos que procuram aventura em meio à natureza intocada.
Continua depois da publicidade
O que fazer: cicloturismo, mirante, tirolesa, trilhas, ir à praia.
Navegantes
As atividades pesqueira, portuária e naval transformaram a cidade em um dos maiores parques de estaleiros navais do pais. No turismo, a cidade vem se desenvolvendo em função das belezas naturais dos seus 12 km de praias, divididos em Praia Central, Meia Praia e Gravatá. Apresenta dunas e restingas preservadas em praticamente toda a sua extensão.
O que fazer: cicloturismo, ir à praia.
Penha
Possui 19 praias distribuídas em 31 km de orla marítima. Outro destaque de lazer é o maior parque multitemático do mundo, o Beto Carrero World que surpreende e encanta milhares de visitantes todos os anos.
O que fazer: cicloturismo, mirante, trilhas, ir à praia.
Porto Belo
O município geograficamente é um porto natural, que por suas características e belezas, atrai companhias de cruzeiros marítimos. Além das praias, as trilhas e o mergulho também são destaques.
O que fazer: cicloturismo, mergulho, stand up paddle, trilhas, ir à praia.