A Costa do Marfim, o Egito, a Etiópia e a Tunísia garantiram presença na terceira e última fase das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014, enquanto a África do Sul, anfitriã do Mundial de 2010, foi eliminada.

Continua depois da publicidade

As equipes classificadas para a terceira fase, dez no total, duelarão em cinco confrontos com jogos de ida e volta, dos quais sairão as cinco equipes que representarão o continente na Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Os marfinenses, grandes favoritos, chegam à terceira fase após derrotar a Tanzânia por 4 a 2, mesmo sem poder contar com a maior estrela da equipe, Didier Drogba. Com apenas uma partida a ser disputada no Grupo C, a Costa do Marfim abriu cinco pontos de vantagem sobre o Marroco e não pode mais ser alcançada.

No Grupo G, o Egito venceu por 1 a 0 o Moçambique, abrindo oito pontos de vantagem sobre a Guiné e também passou de fase.

No Grupo B, a Tunísia só precisava de um ponto para se classificar, e alcançou seu objetivo ao empatar em 1 a 1 com a Guiné Equatorial.

Continua depois da publicidade

Já a África do Sul deu adeus ao sonho de classificação ao perder por 2 a 1 para a Etiópia, que ainda tem chances de participar de seu primeiro Mundial.

A África do Sul participou de três dos últimos quatro mundiais e foi protagonista em 2010, quando sediou a primeira Copa do Mundo disputada no continente africano.