Esta sexta-feira (27) é dia de comemorar São Cosme e São Damião. Conhecidos como protetores das crianças, os santos tem duas datas celebradas no Brasil. Na quinta-feira (26) a data foi comemorada pelos católicos e nesta sexta pelos centros de umbandas e em muitos lares no país, onde ocorrem distribuição de balas e refrigerantes.
Continua depois da publicidade
São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
No Candomblé e na Umbanda, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), principalmente no Nordeste brasileiro, chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” e dar para as crianças.
– As pessoas da umbanda fazem uma festa para crianças onde usam doce, pipoca, salgadinho, para prestigiar as crianças. Mas bom lembrar que as crianças não participam dos cultos. As crianças são presenteadas sob os vários aspectos. Na umbanda eles trazem a necessidade e a importância de valorizar a infância. A pureza das crianças –, explica o professor de ensino religioso e cientista da religião, Roberto Marafigo Padilha.
Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
Continua depois da publicidade