Pesquisadores e produtores de diversas partes do mundo já chegaram na região para o Congresso Latino-americano de bananas, que começou hoje, às 9h, no Seminário Sagrado Coração de Jesus. O evento receberá 500 participantes e marca a abertura da Festa Catarinense da Banana, que segue até domingo.

Continua depois da publicidade

É a primeira vez que o Brasil sedia o congresso, e Corupá foi escolhida por ter o clima específico do debate deste ano: o subtropical. Natural dos trópicos, a banana se desenvolveu na região no início da década de 1930 como uma cultura menos importante, renegada a áreas não aproveitadas para o cultivo do feijão, arroz, fumo e a criação de porcos.

As mudanças dos centros urbanos, a passagem do trem, os modelos de tobatas e tratores e até as opções de emprego para as novas gerações causaram impactos na economia do município e da região Norte. A Asbanco, que encabeça a organização do evento por aqui, fez um resgate histórico e também está à frente na defesa dos assuntos atuais, como a importação da fruta do Equador, as alterações com o Novo Código Florestal e até a interpretação de trabalho infantil nas lavouras. A Notícia trouxe na edição de sábado uma reportagem sobre as novas tecnologias incorporadas para aumentar a renda dos produtores.

Inovação

O primeiro circuito para discutir o habitat de inovação em Jaraguá do Sul, marcado para hoje, foi transferido para dia 8 de setembro. A presença do governador no município para o encerramento do ciclo de palestras estratégicas, nesta terça, às 19h, motivaram a alteração.

Continua depois da publicidade

Agenda cheia

O governador Raimundo Colombo tem agenda cheia hoje à tarde em Jaraguá do Sul. O primeiro compromisso oficial será a cerimônia de entrega da escola Lino Floriani no bairro Santo Antônio, às 16h. Depois vai até a Câmara de Vereadores para a assinatura do financiamento de R$ 5 milhões pelo programa Badesc Cidades. Logo mais, às 19h, fala sobre a visão do governo e as políticas públicas no último encontro do Ciclo de Palestras, na Católica.

16.758

pessoas visitaram o Feirão de Inverno na Arena, no final de semana, segundo os organizadores.

Badesc

Com a assinatura do financiamento de R$ 5 milhões, a prefeitura de Jaraguá do Sul já pode lançar as licitações para as obras de pavimentação. Os técnicos apontaram prioridade para o acesso da Ponte do Rau, para a rua Cesare Valentini – do Centro de Inovação e do Instituto Senai de Inovação – e abertura e continuação da rua Benildo Zamin, que fará a ligação do bairro Centenário com o viaduto da avenida Waldemar Grubba.

Saúde

Depois de seis meses de espera,

Os moradores dos bairros Vieira e Chico de Paula finalmente viram as academias da saúde serem inauguradas – há seis meses as estruturas estão prontas. A cerimônia de entrega aconteceu no sábado e os professores de educação física já estão atuando. Os espaços abrem de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, mas fecham para o almoço.

Carro-forte

Sobre a foto de um carro-forte estacionado sobre a ciclofaixa da Marechal, veiculada na semana passada na coluna, a empresa responsável pelo veículo enviou um comunicado à redação. “A Brink?s esclarece que investe continuamente em treinamentos e busca sempre gerenciar os riscos inerentes da atividade que exerce de forma a causar o menor impacto possível à sociedade”.

Continua depois da publicidade

Repercussão

Pela quantidade de comentários nas redes sociais, a população é solidária com os trabalhadores do segmento de transporte de valores. A PM esclarece que os carros-fortes tem sim permissão para parar e estacionar em qualquer lugar, pois são incluídos na categoria “utilidade pública” pelo Código de Trânsito.

Chuva

Depois do sucesso dAs Fantasias Eletivas, o escritor Carlos Henrique Schroeder se prepara para o lançamento de um novo romance: História da Chuva. A turnê de apresentação da obra começa no final de setembro em Floripa, Jaraguá do Sul, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região