O primeiro caso de febre oropouche em Corupá, no Norte de Santa Catarina, foi registrado na quarta-feira (5). Com isso, o estado se aproxima de 50 casos da doença em 2024.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A paciente atingida, que possui entre 40 e 50 anos, está bem de saúde, conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Corupá.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A febre oropouche é transmitida pelo mosquito maruim. Os sintomas são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

Continua depois da publicidade

Atualmente, não existe tratamento específico para a doença. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Como forma de prevenção, o Ministério da Saúde recomenda evitar áreas onde há muitos mosquitos, usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele. Também manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas.

Neste ano, em Santa Catarina, já foram confirmados 49 casos da doença. A cidade que mais registrou foi Botuverá (16), seguida de Luiz Alves (13) e Brusque (6).

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Em Joinville, Ailton Krenak debate sobre a diversidade linguística: “Persistência dos idiomas”

Continua depois da publicidade

Piloto mineiro que morreu em queda de avião em SC fazia voos há 28 anos

Veja como fazer a cuca de milho com coco, finalista do Festival de Cucas 2024