As noites de Corupá estão mais iluminadas. Desde o ano passado, o governo tem investido em iluminação pública com lâmpadas de led. Para a cidade, uma infraestrutura inovadora. Para a população, mais segurança e tranquilidade para caminhar à noite nas ruas centrais.

Continua depois da publicidade

Foram instaladas 206 lâmpadas, de 130 e 192 watts, nas principais vias e em cinco pontes. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alceu Moretti, essas lâmpadas reduzem o consumo de energia em até 60%, em relação às tradicionais. Além disso, as incandescentes duram aproximadamente mil horas; as fluorescentes, 10 mil horas; as de led, 50 mil horas.

_ A luminosidade aumenta a segurança do munícipes, além do aspecto visual, que fica mais bonito. Nessa região há muitas empresas com três turnos, então muitas pessoas circulam às 22h e às 5h. Há também os alunos da noite do Colégio Estadual Thereza Ramos _ destaca o secretário.

A substituição das lâmpadas iniciou-se próximo ao trevo da BR-280 com a rua Francisco Mees e seguiu pelas ruas Getúlio Vargas e Roberto Siedel. As lâmpadas antigas foram reutilizadas em ruas menos iluminadas e nos bairros periféricos. Moretti ainda não contabiliza o quanto o município deverá economizar. Também está planejada melhoria na iluminação da rua que dá acesso ao Seminário de Corupá. A medida agradou à população da região.

_ Melhorou bastante porque não há mais tanto perigo à noite. Foi uma mudança boa. Antes, tínhamos medo por causa da nossa loja. Agora, com a iluminação, fica mais seguro _ afirma a comerciante Janete Aguiar.

Continua depois da publicidade

A troca das lâmpadas iniciou-se em 2014, com recursos viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). O governo estadual, por meio de convênio, autorizou o investimento de R$ 120 mil. No dia 30 de março, foi repassada ao município uma parcela de R$ 40 mil, do Fundo Social da Secretaria de Estado da Casa Civil.