Neste domingo, 30, Corupá realizou o passeio inaugural do trem maria-fumaça que realizará uma rota entre a cidade, São Bento do Sul e Rio Negrinho. As belezas da Serra do Mar, com cachoeiras e rios límpidos, construções antigas e lindas casas do interior com jardins floridos e plantações bem cuidadas, além de comidas típicas e uma calorosa receptividade, são alguns dos atrativos que integram o passeio.
Continua depois da publicidade
A inauguração da nova rota do passeio contou com um evento de boas-vindas dos convidados e com o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi quebrando uma garrafa de champanhe como forma de marcar o momento significativo para o município que, depois de cerca de 25 anos, passa a ser roteiro mensal novamente de trem de turismo.
— Estamos aproveitando o potencial turístico único e diferenciado que temos nesta região para nos projetarmos como rota turística para visitantes de todo o Brasil — comenta o prefeito.
Além da saída do trem de Corupá, em São Bento do Sul, também ocorreu a inauguração da reforma e melhoria da estação ferroviária do bairro Serra Alta, batizada de Centro Turístico Cultural Ferroviário Osmar Anton Mallon; e do Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt, que conta com um acervo de materiais ligados à história musical de São Bento, como instrumentos, quadros, fotos, partituras, discos, toca-discos e acessórios.
— O roteiro foi programado de uma maneira que o turista possa vir para passear de trem e também pernoitar em nossa cidade e fazer um tour afim de conhecer todos os atrativos que oferecemos — comenta o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá, Juliano Millnitz.
Continua depois da publicidade
Passeio pela Serra do Mar
A locomotiva a vapor usada para o passeio entre Corupá e Rio Negrinho é a Mikado 760, de fabricação da Badlwin e ano 1945. Muito bem conservada e com seus vagões remetendo à decoração da década de 1940, a charmosa maria-fumaça faz o passageiro viajar no tempo.
O passeio de maria-fumaça percorre cerca de 60 quilômetros com opções de saída de Corupá ou de Rio Negrinho, e duração da viagem de trem de até seis horas, contando com as paradas. Após o trajeto de trem, o retorno dos passageiros para o local de embarque é feito de ônibus. O ponto alto do passeio é quando o trem atinge o meio da Serra do Mar e que os passageiros podem avistar cachoeiras, rios, vegetação nativa e passar por túneis, viadutos e pontes.
O trem segue pela ferrovia em meio à mata atlântica e corta também estradas do interior passando por bairros e o centro das três cidades chegando até uma altitude de até mais de 800 metros. O roteiro da viagem prevê paradas para almoço típico polonês e até café colonial, incluindo apresentações artísticas e opções de esporte e lazer.
O diretor administrativo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) Ralf Ilg, explica que o passeio de trem entre São Bento e Rio Negrinho está consolidado desde 1995 e antes ocorria em Corupá somente em ocasiões especiais. Agora, segundo Ralf, os turistas terão um roteiro diferenciado com um trajeto ampliado e com ainda mais atrações para aproveitar com Corupá na rota mensal dos passeios de maria-fumaça.
Continua depois da publicidade
Pacotes já estão sendo comercializados
As duas primeiras viagens de maria-fumaça para turistas e moradores da região ocorrem nos dias 13 e 14 de outubro. No sábado, 13, o passeio de trem sai de Rio Negrinho de manhã, passa por São Bento do Sul com parada para almoço típico, e chega em Corupá à tarde. No domingo (14), a locomotiva sai de Corupá e segue para Rio Negrinho e também oferece opções de alimentação e passeio.
Os valores variam de R$ 159,00 a R$ 223,00 por pessoa. Mais detalhes sobre o que oferece cada pacote podem ser consultados com os credenciados para comercialização. Em Corupá, os pacotes podem ser adquiridos na Destino Agência de Viagens & Hostel, por meio do telefone (47) 99924-4064, ou pelo site da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) http://www.abpf.com.br/trens-da-abpf/#Santa_Catarina
Leia mais: