Dois novos médicos cubanos começam a trabalhar no Vale do Itapocu nos próximos dias. Em Corupá, Israel Morales foi apresentado nesta segunda à Secretaria de Saúde e deve começar a trabalhar nesta terça no posto do bairro Seminário.

Continua depois da publicidade

Em Massaranduba, Yannelis Arias Falcon está conhecendo o sistema de saúde e deve iniciar o trabalho na semana que vem na unidade do Centro, assim que a estrangeira conseguir o registro do Conselho Federal de Medicina (CFM), necessário para atuar no País. Eles vieram através do programa Mais Médicos, do governo federal.

Israel e Yannelis vão atuar como clínicos gerais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e cumprirão 40 horas por semana. Eles chegaram ao Estado na semana passada com um grupo de 114 profissionais cubanos que vão atuar em 92 cidades. Inicialmente, Israel vai trabalhar no posto do bairro Seminário, que está sem médico de ESF há cerca de dois meses, mas vai para a unidade do Lions, no Centro a partir de 2014. Yannelis ficará no posto do Centro de Massaranduba, onde falta profissional há quatro meses. As cidades contam com oito equipes de ESF.

Com os profissionais recém-chegados, o Vale do Itapocu tem seis médicos estrangeiros, sendo que quatro atuam em Jaraguá do Sul. O primeiro a chegar foi o mexicano Héctor León Romero, 31 anos. Ele trabalha no posto de saúde Vila Lalau desde setembro. Em novembro, a cidade recebeu o reforço das médicas Yamila Felicia Valdes Gonzalez, 44 anos, Yamile Mari Nin, 42, ambas de Cuba, e Marzhan Zhalmakhanbetova, 29, do Cazaquistão. Elas trabalham nas unidades dos bairros Santo Antônio, Santa Luzia e Rio Cerro 2.

Continua depois da publicidade

Massaranduba quer mais profissionais

A Secretaria de Saúde de Massaranduba informou que o município foi inscrito no terceiro ciclo do programa Mais Médicos, para conseguir mais dois profissionais. Se a cidade for aprovada, eles devem reforçar as equipes de ESF nos bairros Benjamin Constant e 1º Braço do Norte a partir do ano que vem. A Secretaria de Saúde de Corupá ainda não definiu se se inscrever para a próxima etapa do programa.