A Rua Visconde de Ouro Preto, no Centro Histórico de Florianópolis, é a personagem do Cortina do Tempo deste final de semana. A foto antiga nos mostra uma cena cotidiana, no ano de 1910, um homem puxa uma mula, provavelmente indo ou voltando do trabalho. Os casarões à esquerda continuam de pé e se misturam, hoje, com prédios e outras construções. Um deles é ocupado pela Aliança Francesa de Florianópolis. Em frente a eles, onde se vê grandes eucaliptos, hoje está uma igreja Presbiteriana.
Continua depois da publicidade
>> Conheça a página especial do Cortina do Tempo e veja o antes e depois de diferentes pontos turísticos de Florianópolis e São José
>> Leia todas as matérias do projeto Cortina do Tempo
>> Veja o cenário da ponte em 1966
Continua depois da publicidade
Quem foi Visconde de Ouro Preto
Affonso Celso de Assis Figueiredo (1836-1912), Visconde de Ouro Preto, fez parte do cenário político brasileiro. Nascido em Ouro Preto, foi senador na, então, província de Minas Gerais. Foi professor de Direitio Civil e Comercial da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro e ocupou os cargos de secretário de polícia, inspetor da tesouraria provincial e Procurador da Fazenda. Visconde de Ouro Preto foi conduzido à chefia do Gabinete do Governo quando o Império já previa seu fim.
Do partido Liberal, ele foi nomeado para acalmar os cafeicultores e militares que estavam descontentes com o regime. Mas não conquistou a simpatia elite que já fazia oposição aberta ao Imperador Dom Pedro II. Mesmo sendo um monarquista convicto, Visconde de Ouro Preto apoiou a causa abolicionista.Em seu curto governo, ele elaborou um programa de reformas, o qual incluia liberdade de culto, autonomia para províncias, temporariedade dos mandatos de senadores e ampliação do direito do voto.
O programa foi rejeitado pela Câmara. Tentou se contrapor ao Exército com a criação de uma Guarda Nacional, mas não teve tempo – no dia 15 de novembro republicanos e militares deram o golpe que instalava a República no Brasil. Nesse mesmo dia ele foi preso, juntamente com todo o seu Ministério, e mandado para o exílio.
Continua depois da publicidade
Participe do Cortina do Tempo
:: Envie uma foto antiga de cidades da Grande Florianópolis para o e-mail leitor@horasc.com.br
:: Conte um pouco da sua história com esse lugar se você tiver alguma lembrança
:: É muito importante você mandar seu nome completo e telefone para contato
:: Também é preciso informar a cidade onde a foto foi tirada, nome do bairro, ponto de referência e o ano em que a foto foi feita.