Esta é a Rua Frei Caneca, paralela à Avenida Beira-Mar Norte. Note que os casarões que aparecem na foto antiga, hoje estão abandonados, apesar de estarem lá ainda.
Continua depois da publicidade
Quem foi Frei Caneca
A via leva o nome do religioso Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, mais conhecido como Frei Caneca, que foi um dos mentores da Revolução Pernambucana 1817. Ele foi preso neste ano e cumpriu pena até 1821 em Salvador.
De família humilde, foi ordenado frei na Ordem das Carmelitas com apenas 17 anos. Frequentou centros de estudos políticos de tendência liberal e participou do movimento revolucionário, pelo qual foi preso. Foi professor de retórica, filosofia, poesia e geometria.
Continua depois da publicidade
Dia 2 de julho de 1824, os líderes pernambucanos romperam definitivamente com o poder central. Anunciaram a formação de uma nova república – a Confederação do Equador – e pediram a adesão das outras províncias do Norte e Nordeste.
O movimento, no entanto, não obteve o apoio necessário e acabou sufocado, depois de muitas lutas sangrentas.
Frei Caneca, foi condenado à forca. Foi preso e levado para um calabouço. Morreu em 13 de janeiro de 1825.
Continua depois da publicidade
>> Conheça a página especial do Cortina do Tempo e veja o antes e depois de diferentes pontos turísticos de Florianópolis e São José
>> Leia todas as matérias do projeto Cortina do Tempo
Participe do Cortina do Tempo
:: Envie uma foto antiga de cidades da Grande Florianópolis para o e-mail leitor@horasc.com.br
:: Conte um pouco da sua história com esse lugar se você tiver alguma lembrança
:: É muito importante você mandar seu nome completo e telefone para contato
:: Também é preciso informar a cidade onde a foto foi tirada, nome do bairro, ponto de referência e o ano em que a foto foi feita.