O principal cartão-postal de Florianópolis completa 88 anos de inauguração nesta terça-feira.Quem não se alegra ao chegar na Ilha de Santa Catarina e ver a Ponte Hercílio Luz, imponente durante o dia e lindamente iluminada durante a noite?
Continua depois da publicidade
Além de bela, a ponte carrega em sua estrutura a importância histórica de ser a primeira ligação terrestre entre a Ilha e o Continente. Ela começou a ser construída em 1922 e foi inaugurada quatro anos depois, em 13 de maio de 1926.
>> Comemore o aniversário da ponte com a hashtag #pontehercilioluz e participe do mosaico
>> Leia sobre a história da Ponte Hercílio luz de um ângulo diferente
Continua depois da publicidade
>> Conheça a página especial do Cortina do Tempo e veja o antes e depois de diferentes pontos turísticos de Florianópolis e São José
>> Leia todas as matérias do projeto Cortina do Tempo
Inicialmente, a ponte iria se chamar Independência, mas com a morte do governador Hercílio Luz, o nome de batismo da ponte foi modificado. O governador não viu a obra pronta: ele morreu em 1924, 12 dias depois de inaugurar uma réplica de madeira da estrutura, ligando o Miramar até a Praça XV.
Em 1975, a Hercílio Luz ganhou a “vizinhança” da ponte Colombo Salles. Em 1982, a Hercílio Luz foi desativada e, em 1991, a Ponte Pedro Ivo foi inaugurada. Em 2005, começaram os planos de revitalização da Hercílio Luz. A previsão é de que ela possa receber carros novamente até o final do ano.
Continua depois da publicidade
>> Relembre como era a ponte Hercílio Luz em 1929
>> A vista privilegiada do mirante histórico
>> Torcedor do Figueirense cruza a ponte para torcer em 1970