O filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella ministra nesta terça-feira a palestra “A Arte de Liderar: Cinco Competências Essenciais”, em Joinville. O evento, promovido pela Associação de Joinville da Micro, Pequena e Média Empresa (Ajorpeme), marca o Dia da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro.
Continua depois da publicidade
O evento ocorre às 19h30, no Hotel Bourbon (rua Visconde de Taunay, 275, Centro). Os ingressos para a palestra estão esgotados, mas é possível deixar o nome em uma lista de espera pelo telefone: (47) 2101-4100.
:: Leia mais notícias sobre carreira e negócios ::
Pesquisa encomendada pelo Sebrae à Fundação Getulio Vargas aponta que as quase nove milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. No setor do comércio elas são responsáveis por 53,4% do PIB; na indústria geram 22,5% e nos serviços, 36,3% do PIB.
Continua depois da publicidade
A mesma pesquisa revela que a produção gerada pelas MPEs quadruplicou em dez anos, saltando de R$ 144 bilhões em 2001 para R$ 599 bilhões em 2011. Além disso, os pequenos negócios empregam 52% da mão de obra formal no Brasil e respondem por 40% da massa salarial do País.
Mario Sergio Cortella
Mario Sérgio Cortella, que também atua como professor da Pontifícia Universidade Católica e da Fundação Getulio Vargas, ambas em São Paulo, e da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte, afirma que sua pretensão “não é dar respostas, mas elementos para as pessoas formularem melhor suas perguntas”.
Além de vasta experiência na área de educação, Cortella é conferencista em instituições públicas, empresas e ONGs, comentarista em vários veículos da mídia nacional e autor de dez livros, que prefere chamar de “provocações filosóficas”.
Continua depois da publicidade
Com a capacidade de abordar os mais diversos tópicos em suas apresentações, sobretudo sobre cultura corporativa e empreendedorismo, o filósofo fala com frequência de liderança como fonte de inspiração e motivação de pessoas em suas entrevistas: “liderança é, antes de mais nada, a capacidade de inspirar, motivar e animar pessoas e, nelas, as ideias. Por isso, quem deseje conquistar a liderança precisa primeiramente lembrar que só é um bom ensinante quem for um bom aprendente”.