A segunda parte do corte dos cabos das barras de olhal da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ocorre a partir das 22h desta quarta-feira e deve terminar na madrugada de quinta. Os trabalhos desta vez serão na cabeceira da ponte na Ilha de SC. A expectativa, assim como na operação do lado do continente na segunda-feira, é de que os trabalhos durem entre três e quatro horas.

Continua depois da publicidade

Também da mesma forma como foi feito no início da semana, a operação desta quarta não terá alteração de trânsito e apenas o morador da residência mais próxima da Hercílio Luz dormirá fora de casa, atendendo orientação do Deinfra e da Defesa Civil. A única diferença é que nem o tráfego de embarcações por baixo da ponte precisará ser fechado.

Os cortes só serão adiados em caso de ocorrência de chuvas ou ventos fortes, acima de 60 km/h. Quando todos os cabos das barras de olhal estiverem cortados, a transferência de carga da ponte estará completa.

Após os cortes dos cabos, começarão a ser retiradas as próprias barras de olhal, processo que vai transformar o visual do cartão postal catarinense. Os trabalhos de restauração da Ponte Hercílio Luz estão sendo realizados pela empresa Teixeira Duarte, contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) do Governo de Santa Catarina.

Depois da retirada das peças antigas, ainda serão realizados trabalhos intermediários e, então, a montagem da nova estrutura. A ponte receberá cerca de 2 mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras. A conclusão da restauração está prevista para o final de 2018.

Continua depois da publicidade