A determinação é o primeiro passo para sair do sedentarismo e encarar a corrida. Segundo a amante da prática e autora do blog Correr é Poder, Ana Lavratti, o segredo é incluir a corrida ou a caminhada na agenda. Ela e o treinador de corrida Thiago Alves participaram de um chat nesta segunda-feira para tirar dúvidas sobre o esporte.
Continua depois da publicidade
– A gente tem que tratar o exercício como uma atividade insubstituível no nosso dia a dia, como tomar banho e dormir… algo que não devemos deixar de fazer. Esse comprometimento é muito importante pra nossa evolução no esporte – afirma a blogueira, que já correu mundo afora.
Vale a pena suar a camisa. O exercício é poderoso: ajuda a elevar autoestima, tonificar músculos e emagrecer.
A dica do treinador é começar aos poucos, até o corpo ingrenar.
Continua depois da publicidade
– O recomendado é iniciar intercalando caminhada e corrida, para poder aumentar o treino. O ideal é ficar no ritmo ou abaixo do chamado de Máxima Fase Estável de Lactato. Neste momento as reação do corpo estão em equilíbrio. Assim, a respiração permanece estável, em torno de 4 passos a cada ciclo de respiração, o que auxilia a não entrar em fadiga.
Na rua ou na esteira, o praticante deve sentir o corpo para saber o limite. A música também pode uma boa aliada para deixar o cansaço e a dor de lado.
– Para você saber o que é forte, sua respiração deve estar “desregulada” (acelerada). Você pode começar a treinar moderado, antes de começar um treino forte. No moderado uma dica é se você estiver conversando com alguém, a conversa apresentaria algumas pausas, tendo pouca dificuldade para falar, diferente do leve, que pode conversar facilmente – completa o treinador.
Continua depois da publicidade
Confira o chat na íntegra:
,