O prazo para fazer o primeiro título de eleitor e regularizar a situação com a Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (4) e não há mais vagas para atendimento presencial em Joinville. Para quem não garantiu horário no cartório eleitoral, a única solução é realizar os procedimentos pela internet.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A corrida para ficar em dia com a Justiça Eleitoral tem sido intensa em Joinville. Segundo a chefe da central de atendimento ao eleitor, Juliana Teixeira Warmling, os principais serviços buscados pelos joinvilenses têm sido a emissão e a transferência do título.
Os eleitores têm duas opções para realizar os procedimentos eleitorais: presencialmente ou pela internet. A primeira alternativa já não está mais disponível em Joinville porque as vagas foram esgotadas na noite da última segunda-feira (2).
> Site que regulariza título de eleitor tem instabilidade; prazo é até quarta
Continua depois da publicidade
Com isso, os eleitores têm até às 23h59 desta quarta-feira para fazer a emissão do título, a transferência ou qualquer outra regularização da situação eleitoral pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
– O eleitor pode fazer todo o atendimento pela internet, no Título Net. Ele vai na aba de autoatendimento do eleitor, é bem didátivo e tem todas as opções para fazer tudo no conforto de casa. Ele recebe todas as informações pelo e-mail ou consultando o protocolo de atendimento – explica Juliana.
Caso não seja realizado o procedimento dentro do prazo, a pessoa ficará impedida de votar nas Eleições 2022.
Veja os serviços que podem ser feitos pela internet:
Primeiro título
A Constituição Federal prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Quem tem 15 anos, mas irá completar 16 até a data da eleição (2 de outubro), também pode requerer o título até 4 de maio.
Continua depois da publicidade
Transferência do local de votação
Quem mudou de cidade e precisa alterar o local de votação para exercer o direito de eleger seus representantes políticos, o prazo final para essa mudança também é dia 4 de maio. São necessários documentos como documento oficial com foto e o novo comprovante de residência.
Regularização
Se a situação do eleitor ou eleitora estiver “irregular”, é sinal de que a pessoa deixou de votar por três eleições ou não justificou a ausência nas urnas. Vale lembrar que cada turno de um pleito representa uma eleição para efeito dessa contagem.
Nome social
Travestis e transexuais que queiram incluir no título o nome social para votar em outubro, também devem solicitar a alteração até o fechamento do cadastro. A mudança é simples e exige apenas a autodeclaração do nome com o qual a pessoa deseja ser identificada.
Presos provisórios e menores infratores
Dia 4 de maio também é o prazo para que presas e presos provisórios e adolescentes submetidos à medida socioeducativa façam a inscrição eleitoral ou solicitem a regularização da situação para votar em outubro.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Artistas de esquerda e hashtags bolsonaristas duelam por jovens sem título de eleitor
Número de adolescentes com título de eleitor cresce 151% em Santa Catarina
Quem será o puxador de votos das Eleições 2022 em Santa Catarina