A implantação do saneamento básico, o planejamento urbano e a revisão ou criação de planos de carreiras de servidores são propostas em comum dos candidatos a prefeito de Itapoá. Os votos da cidade de 11,7 mil eleitores serão disputados por quatro candidatos nesta eleição: Carlos Henrique Nóbrega (PSC), Cesar Cotia (PSDB), Marlon Neuber (PR) e Sérgio Aguiar (PMDB).

Continua depois da publicidade

PDF:

Com problemas comuns a outras cidades litorâneas, como a falta de esgoto, Itapoá é o segundo município no Estado em crescimento populacional na última década (passou de 8,8 mil para 14,7 mil habitantes) e aposta no porto, inaugurado em 2010, como alavanca para arrecadação e desenvolvimento. Não à toa, esses pontos ganham ênfase nas promessas.

Carlos Henrique Nóbrega (PSC), por exemplo, promete a criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico para gerenciar a expansão econômica da cidade, atrair novas empresas e aproveitar o crescimento que o porto trará.

Continua depois da publicidade

Propostas mais polêmicas ou ambiciosas, como eleições diretas para diretores escolares e diminuição em 70% da fila para especialidades médicas, também aparecem, ao lado de investimentos em mais linhas de ônibus, ciclovias e recuperação da praia.

O PSDB do atual prefeito Ervino Sperandio, que aposta agora no candidato Cesar Cotia, vem com um plano de governo participativo. A elaboração das propostas, descritas em 37 páginas, começou com a mobilização de moradores por meio de 24 reuniões ao longo do ano.

Com os pedidos da população, o partido elaborou suas propostas. O orçamento participativo – bandeira do PT, adversário nacional – também é mencionado. Cesar Cotia promete, com essa fórmula, construir seis novas creches e duas novas escolas em bairros indicados pela população. Os resultados atingidos e novas reivindicações serão avaliados em outras consultas com os moradores a cada seis meses.

Continua depois da publicidade

A preocupação com o planejamento, por meio da revisão do Plano Diretor, aparece nas propostas de Marlon Neuber (PR). Ele promete, ainda, a construção de um mercado público municipal, da rodoviária e a instalação de 101 pontos de ônibus.

Revisar ou criar planos de carreiras de servidores – propostas feitas por Carlos Henrique e Cesar Cotia – também aparecem na lista de promessas. Outras propostas de Neuber são a instalação de dez novos postos salva-vidas e colocação de banheiros químicos nas praias e a compra de uma usina de asfalto, além da construção de uma nova escola para alunos do sexto ao nono ano.

Sérgio Aguiar (PMDB), ex-prefeito em duas gestões, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008, não traz propostas específicas, como a construção de escolas ou postos de saúde. Seu plano de governo foca em linhas gerais como o bem-estar da população e o que chama de “multi-vocação” de Itapoá (investimento nas áreas portuária, industrial e turística), por exemplo.

Continua depois da publicidade

O planejamento – necessidade que o crescimento populacional impõe – e questões ambientais, enfatizada por outros candidatos, também aparecem nas diretrizes peemedebistas.