Há menos de 20 dias para as eleições municipais, os candidatos a prefeito de Itajaí intensificam as ações de campanha. Os próximos dias dos três pleiteantes serão de investimento pesado no contato com o eleitor, o chamado corpo a corpo. Os políticos aproveitarão caminhadas pelos bairros para pedir votos, relembrar o número e medir a aceitação com a população.

Continua depois da publicidade

A alternativa, segundo o consultor político e professor de marketing político Gustavo Fleury, rende bons resultados especialmente se essas caminhadas vierem acompanhadas de um número grande de apoiadores e políticos importantes.

Fleury, que é autor de três livros e presta consultoria em todo o Brasil, explica que a realização de grandes eventos nos últimos dias de campanha é uma das estratégias primordiais dos comitês. Passeatas, carreatas e outros eventos públicos com muita gente indicam ao eleitor qual candidato tem maior chance de vitória e, consequentemente, atrai os indecisos.

_ Também é o momento de conseguir o apoio popular e tentar angariar votos dos adversários que não estão consolidados _ explica o professor.

Estratégias dos candidatos

Continua depois da publicidade

Deodato Casas (PSDB)

Gastar sola de sapato é o que prevê o coordenador de campanha do candidato de Deodato, Robson Coelho, para os próximos dias. A intenção é visitar em todos os bairros de Itajaí o máximo de ruas possível, entregando santinhos e tendo este contato direto com o eleitor.

_ Como nossa campanha não tem muitos recursos financeiros, estamos investindo no corpo a corpo _ salienta.

De acordo com a avaliação de Coelho, até agora o horário político também tem favorecido o candidato, que, segundo ele, é menos conhecido que os concorrentes por não ter ocupado cargo público recentemente.

Jandir Bellini (PP)

O candidato à reeleição vai investir os últimos fins de semana de campanha em caminhadas e em uma grande carreata no dia que antecede o pleito, 6 de outubro. O coordenador de campanha da sigla, Alexandre Santos, explica que esses encontros são os únicos momentos em que o candidato consegue estar em contato com os eleitores junto com vereadores da coligação.

Continua depois da publicidade

_ Como temos uma quantidade grande de vereadores, optamos pelo candidato não participar de reuniões com os vereadores _ diz.

Outra estratégia adotada pela equipe, foi colocar um entregador à disposição dos apoiadores para o recebimento de material de campanha.

Níkolas Reis (PT)

As últimas semanas de campanha do candidato serão de reforço na militância, nas caminhadas, que já vêm ocorrendo, e em programas de televisão. A coordenadora da campanha petista em Itajaí, Ceili de Borba Furtado, destaca que diariamente Níkolas tem percorrido os bairros, participado de reuniões com empresários e visitado entradas de escolas.

_ A unidade dos vereadores também tem ajudado nesse contato, porque eles saem em blocos e trabalham todos juntos _ explica.

Continua depois da publicidade

O comitê também tem feito muitas reuniões de avaliação para saber como está sendo a aceitação da candidatura e para balizar as estratégias.