Em busca de qualidade de vida e prazer por meio do esporte, cada vez mais as corridas de rua ganham adeptos e admiradores. A última que ocorreu em Porto Alegre, domingo, dia 5 de junho, teve mais de 4 mil participantes. As provas de 5 e 10km faziam parte do Circuito das Estações Adidas 2011, etapa de Inverno. A cada estação, uma nova edição. Em março, ocorreu a de outono. Em 28 de agosto, ocorrerá a de primavera, e em 11 de dezembro, a de verão. Além deste circuito, promovido pela Adidas, o calendário tem provas nos dias 18, 19 e 25 deste mês, em Porto Alegre e em Santa Cruz do Sul:
Continua depois da publicidade
Em 19 de junho, o Circuito Sesc de Minimaratonas acontecerá em Santa Cruz do Sul, a partir das 9h30min (www.sesc-rs.com.br/minimaratona), com provas de 10km e Revezamento, enquanto que Porto Alegre receberá a Corrida da Maioridade e Caminhada da Melhor Idade do INSS, que terá provas de 2,5 e 5km (www.corpa.esp.br). Dia 25, Porto Alegre contará com a prova Correndo 24h Esteira Indoor (www.correndo24horas.com).
No próximo final de semana, dias 18 e 19, haverá uma prova somente para mulheres, o Donnas Run Brasil (www.donasrunbrasil.com). Por isso, o clicEsportes conversou com as corredoras que venceram as categorias de 5 e 10km da etapa de inverno do Circuito Adidas, Ingrith Nascimento Barbosa e Elenir Stropper. Entre as duas, são 22 anos de diferença, mas a mesma paixão pelo esporte. Elas correm sete dias por semana e preparam-se para as provas com afinco para chegar ao pódio.
– Corro normalmente os 5km porque minha preparação é para corridas curtas, pois meu foco principal é a corrida de pista. Minha preparação tanto para rua como para pista é feita pelo meu treinador Leonardo Ribas. Também tenho acompanhamento nutricional e fisiológico. Treino sete vezes por semana e em torno de 11 sessões – conta Ingrith, 21 anos, natural de Porto Alegre, venceu o Circuito Adidas 2011, etapa de Inverno, na categoria 5km, com o tempo de 17min56seg.
– Em alguns dias, são dois treinos durante o dia, um pela manhã, outro à tarde. Trabalho a força e faço exercícios físicos. Em relação à alimentação, tenho um acompanhamento com base nas minhas atividades e necessidades, além de suplementos alimentares. Comecei de forma recreativa com incentivo do meu pai, aos oito anos. Aos 12, comecei a treinar na Sogipa, onde estou até hoje – lembra Ingrith.
Continua depois da publicidade
– A preparação sempre depende da quilometragem da prova. Quanto maior a distância, mais volume, então varia de 100km semanais para provas de 5 a 21km, e 100 a 150km para maratonas. Corro sete dias por semana, sendo que em um desses dias há o descanso ativo, que é correr em ritmo bastante lento – diz Elenir Stropper, 43 anos, que nasceu em Barão do Triunfo, e venceu a prova dos 10km com o tempo de 38min14seg.
– As corridas são diárias com intensidades variadas, mais musculação para reforço muscular, três vezes por semana. A alimentação é rica em carboidratos e proteínas para recuperação e restauração da energia, mais saladas, legumes e frutas. Dá para comer de tudo, sem exageros. Comecei a correr há 10 anos para ter qualidade de vida e poder comer o que tenho vontade – revela a atleta.
No masculino, os vencedores foram Rodinei Silva Medeiros, na categoria 10km, com o tempo de 31min25seg, e Tauro Susin Bonorino, na categoria 5km, com o tempo de 15min12seg.
É permitido correr, mas no seu ritmo
O tênis já moldado é o primeiro passo. Se você quer começar a correr e pretende até mesmo competir já nessas próximas provas que ocorrerão no Rio Grande do Sul, nem pense em fazer isso com um tênis novo. Além disso, outro fator ainda mais importante é correr conforme o seu ritmo, e não tentar acompanhar os demais, esforçando-se em demasia e fora do padrão que você está acostumado. Isso é o que diz o educador físico Juliano Maciel, que faz parte da organização dos eventos promovidos pelo Corpa – Clube dos Corredores de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
– Não adianta mudar o ritmo durante a prova. É preciso executar aquilo que se faz no treinamento. Para alguém que não corre e vai competir pela primeira vez, correr de três a cinco minutos já está ótimo. É bastante para quem não está acostumado – diz Juliano, que indica, para quem quer começar a competir, que o ideal não é nem mesmo correr na primeira prova, mas sim caminhar rapidamente. Caso acostumado a praticar a corrida na esteira ou na rua, o corredor deve trotar, em velocidade lenta.
Outras duas dicas importantíssimas dizem respeito à alimentação e ao aquecimento. É preciso ter cuidado para não ingerir nada pesado antes da prova e comer, no máximo, até uma hora antes da largada. Sanduíche, frutas ou sucos naturais são os mais indicados.
– É importante se conhecer. Há pessoas que se sentem mais pesadas que outras. O mesmo ocorre em relação às roupas. Se estiver frio, há roupas especiais, mas o ideal é correr de calção e no máximo uma manga longa. Moleton ou calças de moleton não são indicados.
O aquecimento também varia de pessoa para pessoa. Em caso de frio, a dica é aquecer de 20 a 30 minutos antes da prova.
Continua depois da publicidade
– É um aquecimento leve, com alongamento de pernas e um trote seguido de corrida no lugar – exemplifica o professor.