Uma competição diferente movimentou a manhã nublada deste domingo na Beira-Mar Continental, em Florianópolis. A Corrida da Virada Social colocou lado a lado competidores e pessoas com deficiência para disputarem diversas provas. No total, foram quase 400 inscritos, mais a torcida, que lotou a região no Estreito. O valor arrecadado será convertido para ONGs da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Quando foi dada a largada, quem estava preocupado com o rendimento saiu em disparada. Já os corredores que estavam ali mais pela experiência e participação, fizeram o trecho de 2 km no tempo deles, sem pressa. Não foi o caso do Alexandre Batista, jovem de 23 anos com síndrome de down.

— Ele não parou um minuto. Eu não esperava que fosse tão emocionante. E esse abraço no final é o reconhecimento — conta a guia do Alexandre, a dona Ione Machado, do Instituto Pablo Escobar.

Entre os cadeirantes, quem chegou primeiro foi o adolescente Lucas do Rosário, de 14 anos, que cruzou a linha de chegada gritando “obrigado, meu deus!”. Com movimentos reduzidos devido a uma meningocele, ele foi levado pelo guia André Cruz.

Continua depois da publicidade

— Eu comecei a treinar corridas para ajudar eles e me apaixonei. É uma motivação muito grande estar aqui.

Pouco tempo depois que foi dada a largada para a prova das pessoas com deficiência, começaram a correr os atletas da prova livre, com distância maior, 6 km. Para essa prova, foi cobrada inscrição de R$ 30. O valor arrecadado, cerca de R$ 4 mil, será convertido para 15 instituições filantrópicas que cuidam de portadores de deficiência ou doenças raras, entre elas a Apae e Aflodef. No entanto, para o coordenador do evento, Sandro Ventura, o mais importante é a integração.

    — Nosso grande objetivo é fazer essa inclusão social, botar pessoas com deficiência junto com os corredores para eles sentirem esse clima. O deficiente também pode ser um atleta de alto rendimento. E uma prova como essa pode servir de inspiração para eles.

    Continua depois da publicidade

    A Virada Social, promovida pelo Instituto Cidade Com Carinho, terá uma série de atividades entre os dias 11 e 17, com palestras, eventos esportivos e show com a cantora Ana Vilela. Tudo ocorrerá em palcos montados no Largo da Catedral e na Avenida Beira-Mar Norte, com o objetivo de promover a inclusão.

    Confira os nomes dos vencedores da Corrida da Virada Social.

    Feminino

    AnaClaudia Souza

    Fátima Cristina de Souza

    GislaineAguiar

    Priscila de Moraes staub

    Tanise Ramos da Silva

    Feminino- PCD

    MichelleChiarello

    Gitana Silva

    Edilene Teixeira

    Cecília Ama

    GecieleComunello

    Masculino

    DiogoTrindade

    Geilson Clementino Santos

    Eduardo Marafigo

    JosimarSantos

    Lenon da Silva

    Masculino- PCD

    IsacLuiz do Nascimento

    Gustavo nazario neto

    Marcos Linhares

    JeanCarlos Homem

    Guilherme Lauder

    Infantil

    PedroVinicius Andrade

    Alice do Amaral