Os olhares apreensivos de quem esperava por um ônibus que saísse do Terminal de Integração do Centro de Florianópolis (Ticen) antes das 16h não negavam o medo de perder o início do jogo entre Brasil e Coreia do Sul nesta segunda-feira (5). Era 15h30min quando cerca de 30 pessoas ainda aguardavam a chegada do coletivo Volta ao Morro Sul.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp

Na fila, as camisas das cores da bandeira tomavam conta do cenário. Beatriz, estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esperava o ônibus com uma camiseta verde e um lenço do Brasil amarrado na cintura. Otimista, ela transformou a demora da chegada do ônibus em um amuleto da sorte.

— Sempre que não assisto ao hino, o Brasil ganha. Então tá tudo bem, não vamos ver o hino hoje mais uma vez — conta ela, rindo.

Faltando 15 minutos para o Brasil entrar em campo, os torcedores que estavam no Ticen já demonstravam a importância da vitória. O jogo contra a Coreia do Sul era o primeiro da fase mata-mata. Ou seja, para seguir na competição, a Seleção precisava vencer.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Tite faz dança do pombo em comemoração ao gol de Richarlison contra a Coreia do Sul

Em uma das lanchonetes instaladas no interior do terminal, os funcionários se preparavam para o revezamento de horários. Segundo Erinaldo Martins, durante a primeira fase da Copa do Mundo o estabelecimento optou por fechar as portas durante os jogos do Brasil. No entanto, a partir desta segunda a lanchonete se manterá aberta e os funcionários vão se revezar a cada jogo.

— Possivelmente no próximo jogo eu que estarei aqui, então o jogo vai ser pelo celular — diz.

Era 15h55min, quando um casal com camisetas da Seleção chegou ao terminal a procura por uma linha que passasse pelo Shopping Villa Romana, onde eles escolheram ver o jogo desta segunda-feira. Os dois saíram de casa por volta das 13h, mas subiram em um ônibus errado e foram parar no Norte da Ilha. O atraso, porém, não abalou as expectativas de um bom jogo com a volta do Neymar.

— O Brasil vai ganhar hoje. Neymar tá voltando — disse Maria Antônia.

O ônibus do casal saiu, e o jogo começou no mesmo momento.

Neymar repete Pelé e Ronaldo e marca em três Copas diferentes

Com menos de 10 minutos de partida, Vini Jr marcou o primeiro gol do Brasil. Os cobradores e motoristas que ainda aguardavam no terminal gritaram ao ver o lance em uma televisão com menos de 10 polegadas. Mais de seis funcionários viam a partida na mesma tela, dentro de uma sala pequena de coordenação.

Cobradores e motoristas compartilhavam uma tela pequena para ver o jogo. (Foto: Diane Bikel/Jornal Hora de SC)

No terminal, quem ainda aguardava por um ônibus assistia à partida pelo celular. Amanda, que sempre acompanha futebol e não conseguiu chegar ao Ticen antes do início da partida, vibrou com o segundo gol sozinha, enquanto aguardava um ônibus para o bairro Itacorubi. Ela estava sentada em um dos bancos de madeira do terminal.

Continua depois da publicidade

— Dois a zero em 12 minutos, não dá pra perder. Na sexta eu estava vendo no caminho para casa também e no ônibus o pessoal começou a gritar e eu achei que era o Brasil. No fim, não era, mas por aqui a festa acontece do mesmo jeito — contou.

Para a felicidade de todos, até de quem não conseguiu assistir toda a partida, o Brasil venceu a Coreia do Sul de goleada. A partida terminou em 4 a 1 com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá. Com o resultado, a Seleção passou para as quartas de final e enfrentará a Croácia na sexta-feira (9), ao meio-dia.

Leia também

Croácia vence o Japão nos pênaltis e se classifica para as quartas de final da Copa

Ônibus de graça em Florianópolis foi usado por mais de 150 mil passageiros no final de semana