Ventos fortes e correnteza no Rio Itajaí-Açu fecharam o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes neste domingo (16). Na manhã desta segunda-feira (17), uma nova avaliação da Delegacia da Capitania dos Portos manteve a decisão e não há previsão de quando os navios poderão ser rebocados ou atracar novamente no complexo portuário.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp

Segundo a assessoria do Porto de Itajaí, isso significa que nenhuma embarcação está autorizada a entrar ou sair de ambos os portos por conta desses fenômenos. O aumento da corrente é um reflexo da elevação do Rio Itajaí-Açu que se deu devido às chuvas intensas que caíram no interior de Santa Catarina desde o fim da última semana.

Para este início de semana, oito manobras estavam previstas para ocorrer no complexo portuário, sendo sete entradas e uma saída. Em Itajaí, há três navios para atracar, enquanto em Navegantes quatro embarcações precisam acessar o canal e uma está posicionada para sair do porto.

As chuvas intensas registradas em Santa Catarina nos últimos dias acenderam o alerta no Estado e a previsão é de mais temporais para essa semana. As principais regiões afetadas até o momento são o Vale do Itajaí, Meio-Oeste e a Grande Florianópolis. Segundo a Defesa Civil, três municípios já elaboram decretos de situação de emergência — Rio das Antas, São Domingos e Alfredo Wagner.

Continua depois da publicidade

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Chuva deixa SC em alto risco para deslizamentos, diz Defesa Civil

Imagens mostram barragem de Ituporanga vertendo após chuvas em SC