Um córrego completamente azul tem preocupado moradores de Blumenau. A suspeita é de que alguma tinturaria ou estamparia esteja descartando material na água. A prefeitura diz que tem conhecimento do caso, mas afirma não ter conseguido descobrir quem é o responsável. 

Continua depois da publicidade

O despejo irregular de efluentes em cursos d’água é crime ambiental.

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp​​

A denúncia recebida pela Secretaria de Meio Ambiente nesta quinta-feira (9) aponta que a poluição tem origem no bairro Água Verde, mas é percebida até por quem vive no Salto Weissbach. Um morador da Rua Ernesto Maisen fez fotos para levar o caso ao conhecimento das autoridades. 

Ele conta que essa não é a primeira vez que a água muda totalmente de cor.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Blumenau garante ter enviado fiscais ao ribeirão para verificar a situação, porém não teria identificado a origem do problema. Uma amostra do líquido chegou a ser coletada para análise, com o objetivo de confirmar do que se trata, embora a suspeita é de que seja, de fato, tinta.

> Análise da água do Itajaí-Açu expõe 8 a cada 10 pontos com alto índice de coliformes e cenário de poluição

— Nenhuma das empresas visitadas foi identificada como responsável pelo problema. Os fiscais seguem trabalhando para encontrar os responsáveis e conta com a ajuda da comunidade para realizar as denúncias pelo número 47 9 9266 9747 — disse o município por meio da assessoria de imprensa.

Caso o responsável pelo descarte seja identificado, pode responder administrativamente, com multa, e na Justiça, conforme a Lei 9.605/98, no artigo 54. A pena é de um a cinco anos de prisão.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Lauro Bacca: Brasil joga no lixo 50 anos de preservação ao meio ambiente

> Estudo mostra que 30% do lixo de Blumenau vai para o lugar errado

> Pesquisa inédita feita em Blumenau estuda efeito do canabidiol em autistas