Os gaúchos levaram a melhor nas provas da Uphill Marathon, considerada a maior maratona de subida do Brasil e uma das provas mais concorridas do país. A corrida foi disputada no sábado, na Serra do Rio do Rastro.

Continua depois da publicidade

O gaúcho Gabriel Picarelli, de Porto Alegre (RS), venceu a maratona masculina da Uphill Marathon. Ele completou os 42 quilômetros da corrida no tempo de 3h02min03seg. O segundo lugar ficou com José Eraldo de Lima, de Maringá (PR), com tempo de 3h02min44seg, seguido por Marcelo Henrique Rocha (3h05min42seg).

No desafio Samurai Battle, que somava os 42 km da maratona percorridos Serra acima entre o fim da tarde e início da noite aos 25 quilômetros percorridos pela manhã, o primeiro lugar ficou com outro gaúcho: Vinícius Bernardon da Silva, de Passo Fundo (RS). Ele completou os 67 quilômetros do desafio da tarde e da manhã no tempo de 5h27min39seg.

Felipe Costa da Silva, de Tubarão, fez o tempo de 5h31min48seg somando as duas provas e ficou com o segundo lugar. Gabriel Picarelli, que fez o melhor tempo na maratona de 42 km, conquistou a terceira colocação no cômputo do tempo das duas provas disputadas, concluindo as corridas em 5h32min52seg.

Paulista vence maratona feminina

No feminino, a vitória nos 42 kms da maratona ficou com Giovanna Costa Martins, do interior de São Paulo, com o tempo de 3h41min26seg. Marjorie Barcelos (3h45min02seg) e Letícia da Silva Saltori (3h49min20seg) fecharam os três primeiros lugares da Uphill Marathon.

Continua depois da publicidade

Já no desafio Samurai Battle, soma dos 42 kms da maratona com os 25 km da prova matinal, a vitória ficou com Lucimari Perin Miretzki, que completou as duas corridas no tempo de 7h03min. Letícia da Silva Saltori (7h28min26seg) e Dayse Meira Montenegro Miserani (8h04min58seg) completaram as três primeiras colocações na soma dos 67 km das duas provas.

Durante a realização da prova, o trânsito na Serra do Rio do Rastro ficou fechado para veículos. A prova também foi cenário de belas paisagens para os competidores e também de histórias insipiradoras. É o caso de Cleiton Tamazzia, que durante o desafio de 25 quilômetros do Uphill Marathon 2019 levou por cerca de 1,5 km o cadeirante Jonas Leonardo de Melo no percurso da prova.

A prova contou com 3,1 mil corredores e cerca de 7 mil espectadores, somando os dois dias de corridas. Confira os resultados de todos os desafios e categorias na página da Uphil Marathon 2019.

Nas redes sociais, participantes reclamaram de pontos como filas e demora na retirada de artigos do guarda-volume e falta de mantas na linha de chegada.

Continua depois da publicidade

A reportagem fez contato com a assessoria da organização da prova. Em resposta enviada na noite de segunda-feira, a assessoria as reclamações "são analisadas criteriosamente" e que alguns casos pontuais recebem atenção especial.

Sobre as trocas de medalhas relatadas por participantes, a organização informou que isso foi identificado e que todos os participantes que concluíram a prova de 42 Km dentro do tempo limite receberão as medalhas corretas no endereço informado na inscrição. O envio será feito em até 30 dias após a prova, que seria o tempo de produção e envio.

Sobre os atendimentos médicos, a organização informou que todos que precisaram de auxílio foram atendidos e que nenhum caso necessitou de remoção hospitalar.

Acesse as últimas notícias do NSC Total