Um ano após o início do funcionamento do primeiro corredor de ônibus, na Rua 7 de Setembro, o Seterb calcula um ganho médio de três minutos em cada trecho com faixa exclusiva. Nas linhas que operam entre os terminais da Fonte e do Aterro, a viagem ficou até sete minutos mais curta. Os dados foram calculados desde novembro. Segunda-feira, no primeiro dia útil de funcionamento do corredor de ônibus da Rua São Paulo, entre a esquina da Rua Antônio da Veiga e a ponte próxima à prefeitura, os motoristas demonstraram que já se adequaram às faixas exclusivas ao transporte coletivo.
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Durante todo o dia, a Guarda de Trânsito orientou o fluxo de veículos, mas não houve registro de congestionamentos. Um novo teste do sistema deve ser feito com a volta às aulas a partir de fevereiro, com o aumento de pessoas e carros no trânsito.
Com todos os corredores implantados, mais o desempenho das estações de pré-embarque do Centro, a meta é alcançar a velocidade média de deslocamento de 23 quilômetros por hora. Nas vias com faixa exclusiva, os ônibus já circulam com um ganho de oito quilômetros por hora na velocidade em média.
Medição preliminar feita nos horários de pico, entre 17h e 19h, apontaram para o ganho médio de seis minutos no embarque e desembarque de passageiros com a instalação das estações na Rua 7 de Setembro e Avenida Beira-Rio. O prefeito João Paulo Kleinübing espera que os números sejam ainda mais expressivos quando todo o sistema estiver integrado.
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Corredor na 2 de Setembro depende da conclusão do Viaduto da Via Expressa
A Rua 2 de Setembro e o segundo trecho da Rua São Paulo, entre a Ponte do Tamarindo até a Praça das Gaitas, ainda não receberam a faixa exclusiva. A previsão é de que até o dia 20 de fevereiro a obra da Rua 2 de Setembro seja concluída, mas o corredor deve entrar em operação até início de maio. Reuniões irão definir a data que o corredor será ativado. A Rua São Paulo deve estar concluída somente em março.
– É claro que o maior trecho de ligação entre Aterro e Fonte é na 2 de Setembro. É ali onde a gente vai ter o ganho mais significativo, porque é o que leva mais tempo hoje, com tráfego pesado – acredita Kleinübing.
Os itinerários entre o Terminal da Fonte e Aterro correspondem hoje a 60% do número de usuários que utilizam os ônibus diariamente. A inauguração do corredor da 2 de Setembro depende da conclusão das obras do Viaduto da Via Expressa, que permitirá o desvio do trânsito pesado para a BR-470. Nesta semana, o Seterb pretende publicar uma determinação proibindo o fluxo de veículos acima de duas toneladas a partir do funcionamento do corredor.
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Secretário de Obras, Alexandre Brollo programa para dia 17 de fevereiro a liberação do trânsito sobre o viaduto. Ontem, operários concluíram a base da rampa que permite aos motoristas da BR-470 o acesso à Via Expressa sem cruzar a rodovia. Na quarta-feira, será aplicada a primeira camada de asfalto sobre o viaduto.