Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira, 5 de junho, ocorre a implantação do corredor exclusivo para ônibus na rua Nove de Março, em Joinville, mudança que pretende agilizar o deslocamento do transporte coletivo em até 15 minutos para quem sai do Terminal Central em direção aos bairros da zona Norte e da Zona Sul.
O corredor de ônibus começará no trecho após a rua Dr. João Colin e irá até o Terminal Central, na faixa da direita da rua Nove de Março. A faixa da direita será compartilhada com os automóveis entre a rua João Colin e a rua São Joaquim. A partir da rua São Joaquim, a via fica exclusiva para os ônibus até a rua Dr. Norberto Bachmann e o terminal. O horário de funcionamento do desvio dos carros será entre as 6 e 23 horas. Fora destes horários, durante a madrugada, os automóveis tem permissão para circular no fluxo normal da Nove de Março.
Alguns dos ônibus que saem do Terminal Central terão seus trajetos alterados. Os ônibus que vão em direção à zona Sul e antes passavam pelas ruas Norberto Bachmann, Jerônimo Coelho, do Príncipe e Engenheiro Niemeyer para chegar à avenida Juscelino Kubitschek, agora passarão apenas pela rua Nove de Março para acessar a avenida.
O mesmo ocorre com os ônibus que saíam do terminal para a rua João Colin e antes faziam o trajeto pelas ruas Dona Francisca e Princesa Isabel e, agora, utilizarão a Nove de Março para chegar ao corredor de ônibus da João Colin.
Continua depois da publicidade
Com isso, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) de Joinville tem a expectativa de diminuir o tempo das viagens em até 15 minutos nos horários de pico. E, se os motoristas perdem uma faixa da rua Nove de Março, ganham espaço em outras vias do Centro por onde eles não passarão mais.
— Estamos tirando os ônibus da circulação de nove ruas do Centro, o que também atrapalhava os automóveis. A intenção é o trânsito fluir mais com esta mudança — afirma o secretário de planejamento, Danilo Conti, justificando que estas alterações e o corredor de ônibus pretendem beneficiar a toda a população.
A decisão de deixar um trecho exclusivo para os ônibus entre a rua São Joaquim e o terminal foi tomada após a secretaria e o Detrans verificarem que não havia acessos veiculares a nenhum prédio naquela extensão da rua. As vagas para carga e descarga e para motos entre os dois pontos onde será proibida a circulação de automóveis também serão reposicionadas.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira por Danilo Conti em coletiva à imprensa de Joinville. As mudanças no trânsito começam a ocorrer no sábado, quando o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) instalará as placas e fará a sinalização horizontal na via. A partir do fim de semana e nos primeiros dias da alteração, os guardas de trânsito estarão na rua Nove de Março para orientar os motoristas. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Comunicação, instalará faixas informativas em alguns pontos da rua Nove de Março para facilitar o acesso à informação sobre as mudanças.
Continua depois da publicidade
Licitação para revitalização ainda em 2017
O projeto para o corredor da rua Nove de Março foi licitado em 2013, com recursos aprovados pelo BNDES, mas teve prazos de execução adiados. Em 2015, após a primeira etapa, com revitalização da área da Biblioteca Pública e das calçadas, as obras pararam.
O projeto recebeu alterações após as atualizações das exigências do Plano de Mobilidade da Prefeitura de Joinville, publicado em 2016. Como as alterações no projeto fizeram o valor ultrapassar os 25% do limite previsto por lei após a aprovação do BNDES, não foi possível elaborar o termo aditivo ao contrato com a empresa que executava as obras e este foi reincidido.
Agora, um novo projeto foi reenviado para o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e outro processo licitatório deve ser feito até o fim do ano. Ele permitirá obras de revitalização da via, já que o corredor de ônibus — que, no projeto original transformava aquele trecho da Nove de Março em uma via exclusiva para transporte coletivo — acabou sendo implantado de forma simplificada.
De outra forma, a espera pela nova licitação, contratação da empresa e obras fariam com que a alteração no trânsito ocorresse apenas em 2018. Ainda assim, a ideia é que o projeto, que no total conquistou R$ 1,3 milhão via BNDES, seja executado até o fim de 2017, prazo máximo dado pelo banco para a conclusão do projeto.
Continua depois da publicidade
Pesquisa verificou opiniões positivas sobre corredor
Uma pesquisa com 233 pessoas foi realizada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável em fevereiro de 2017 para verificar a opinião pública sobre o corredor de ônibus e entender os hábitos de quem passa pelas principais ruas do Centro de Joinville.
A partir deste questionário, verificou-se que 39% dos entrevistados consideraram a mudança como “boa” e 34%, como “ótima”. A pesquisa também mostrou que 21,4% das pessoas trafegam pelo Centro para trabalhar, 20% por motivos de saúde — dado explicado principalmente pela presença da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao lado do Terminal Central —, 16% para compras e 14% para serviços bancários.
Dos pesquisados, 60,1% haviam ido ao Centro de ônibus e apenas 29% de automóvel. Entre as pessoas que estavam na região para compras, 54,8% haviam utilizado o transporte coletivo.