Recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão impulsionar a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) entre o continente e a Ilha de Santa Catarina. O projeto prevê a construção de uma terceira faixa em cada sentido na Via Expressa e a destinação das faixas centrais das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, que já têm três pistas cada, exclusivamente para ônibus.

Continua depois da publicidade

Assim, haverá corredor exclusivo para ônibus desde a BR-101 até a Ilha. Em entrevista ao Notícia na Manhã desta quarta-feira, o superintendente da Região Metropolitana de Florianópolis, Cassio Taniguchi, disse que o BNDES tem muito interesse em financiar o projeto, que será implantado por meio de parceria público-privada (PPP). A meta é buscar R$ 400 milhões para implantar essa ligação até março de 2018.

A implantação da terceira faixa na Via Expressa também foi garantida pelo ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em audiência nesta terça-feira com prefeitos e deputados da região.

Taniguchi considera fundamental ampliar a utilização do transporte coletivo. Em Florianópolis, 48% da mobilidade é feita com transporte individual, contra 21% no Rio de Janeiro, 32% em São Paulo e 25% em Belo Horizonte.

Continua depois da publicidade