A partir desta quinta-feira (7), taxistas podem, oficialmente, usar os corredores de ônibus no trânsito de Blumenau. A medida foi autorizada em decreto assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) na terça-feira (5). Para ajudar na decisão, um teste foi feito durante a Oktoberfest.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Para a prefeitura, o objetivo é melhorar a fluidez do trânsito e garantir maior agilidade no transporte público e privado. Algumas regras precisam ser seguidas pelos taxistas no momento da utilização: os veículos precisam ser licenciados e estar em uma corrida com passageiro, com o taxímetro acionado. Além disso, não é possível fazer ultrapassagem dentro do corredor.

— Como os taxistas são registrados e passam por fiscalizações permanentes, é um meio de transporte seguro e confiável. O decreto busca aumentar a eficiência do transporte, reduzir o tempo de espera dos passageiros e descongestionar as vias principais da cidade — avaliou o prefeito Mário Hildebrandt.

A exceção de utilização do corredor de ônibus fica com a Rua Dois de Setembro, onde não é permitido devido ao contrafluxo da via. Atualmente, conforme dados da prefeitura, há 132 taxistas registrados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Por que curso de Balneário Camboriú vai importar cadáveres congelados dos Estados Unidos