A implementação do corredor de ônibus na Rua Humberto de Campos, em Blumenau, diminuiu em até pela metade o tempo de deslocamento entre os terminais da Velha e da Proeb. A análise foi feita pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes nas semanas após a liberação da pista exclusiva para o transporte coletivo, entregue com a duplicação da via há pouco mais de um mês.

Continua depois da publicidade

No horário mais crítico, o ônibus da linha 33 deixava o terminal da Velha às 18h08min e chegava ao terminal da Proeb às 18h40min, 32 minutos depois. Após a entrega da pista exclusiva, o tempo do deslocamento pela Rua Humberto de Campos diminuiu para 16 minutos nessa mesma linha.

Pela manhã, também há um horário em que o tempo de deslocamento diminuiu pela metade após a liberação do corredor para o transporte coletivo. Se antes o ônibus deixava o terminal da Velha às 6h32min e chegava ao terminal da Proeb após 20 minutos, agora o tempo da viagem diminuiu para 10 minutos.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, Marcelo Schrubbe, ressalta que o corredor de ônibus é uma alternativa para ter mais velocidade no deslocamento durante o horário de pico no bairro da Velha. Ele admite que o sistema viário de Blumenau não tem como suportar o número crescente de carros, o que torna o transporte coletivo como a melhor opção para a mobilidade na cidade.

— Esses números retratam o principal conceito do transporte coletivo, que é devolver o tempo para as pessoas e fazer com que elas não fiquem paradas no trânsito. O ônibus passa ao lado dos carros na faixa exclusiva e consegue levar as pessoas com mais agilidade — destaca.

Continua depois da publicidade

Em outros sete horários da linha 33, a economia de tempo desde setembro variou entre cinco e 11 minutos. Os passageiros que entram no ônibus que deixa o terminal da Velha às 21h19min foram os que menos sentiram o efeito da mudança, já que antes o trecho era feito em 14 minutos e agora o tempo de deslocamento é de 12 minutos.

Há outra linha, a 32, em que dois horários incluem a Rua Humberto de Campos no trajeto. No horário das 6h35min, o ônibus deixava a Caixa D'Água, na Rua Johann Ohf, e passava pelas ruas Frei Estanislau Schaette, Almirante Tamandaré e Albert Stein até chegar ao terminal da Proeb às 7h05min. O deslocamento de 30 minutos diminuiu para 17 com a alteração do trajeto para a Rua Humberto de Campos.

Em outro horário, das 6h45min, o ônibus tinha como ponto inicial o terminal da Velha e demorava 40 minutos para chegar ao terminal da Proeb. Com a mudança no trajeto, o tempo de deslocamento diminuiu para 26 minutos.

Nova linha deve ganhar mais horários nos próximos meses

O passageiro Leandro Peppes, de 25 anos, reconhece que a faixa exclusiva para ônibus tornou mais rápido o trajeto pela Rua Humberto de Campos. Morador da Rua dos Caçadores, ele afirma que gostaria de usar mais vezes a linha 33, mas que ainda há poucas opções de horários.

Continua depois da publicidade

— O trânsito em Blumenau para depois das 17h, então esse corredor é muito importante para desafogar o trânsito do bairro. É mais uma opção para quem vai de ônibus e corta caminho. Mas nem sempre é possível pegar esse ônibus porque há poucos horários — pondera.

Camila Bastos, de 19 anos, concorda que a linha 33 é mais rápida e precisa de mais horários. Ela estava com o sobrinho na tarde de quinta-feira em um ônibus da linha 31, que passa pela Rua João Pessoa, porque o próximo veículo com trajeto pela Rua Humberto de Campos demoraria mais de uma hora para deixar o terminal da Velha.

O secretário Marcelo Schrubbe afirma que a procura pelos ônibus que passam pela Rua Humberto de Campos cresceu após a liberação do corredor exclusivo. Dessa forma, a Secretaria de Trânsito e Transportes tem ampliado a frequência dos horários remanejando alguns horários de outras linhas, principalmente a 31 – que faz o trajeto pela Rua João Pessoa.

Os técnicos da pasta devem analisar o comportamento nos próximos meses para que mais ônibus façam o trajeto pela Rua Humberto de Campos, já que atualmente são apenas 12 horários por dia. Schrubbe afirma que o estudo deve levar alguns meses e precisa ser feito com cuidado, pois muitas pessoas não usam as linhas 30 e 31 apenas para fazer o deslocamento entre os terminais.

Continua depois da publicidade

— Os passageiros estão migrando aos poucos para o 33 porque é a linha mais rápida. Mas não podemos simplesmente tirar uma linha que tem usuários fixos. Vai demorar uns dois ou três meses até acabar essa animação de ir pela via mais rápida. Então poderemos identificar quem são as pessoas que precisam da linha 31 e quais horários que a gente pode remanejar — explica o secretário.

Rua 7 de setembro deve ter novos estudos para implementar corredor de ônibus
Rua 7 de setembro deve ter novos estudos para implementar corredor de ônibus (Foto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina)

Rua 7 de Setembro pode ganhar novo corredor, com sentido reversível

Após chegar ao terminal da Proeb, as linhas que passam pela Rua Humberto de Campos seguem até o terminal da Fonte, trajeto que deve ter intervenção no trânsito durante os próximos meses para facilitar o deslocamento do transporte coletivo. O trecho mais crítico é entre o terminal da Proeb e a entrada para a Rua Paraíba, no qual os ônibus demoram em média 22 minutos.

Conforme Schrubbe, os técnicos da secretaria estão estudando a melhor alternativa para melhorar o fluxo no local. Uma das possibilidades é estruturar um corredor de ônibus com sentido reversível, de forma que pela manhã favoreça os ônibus que vão para o Centro e no fim da tarde beneficie os veículos que fazem o trajeto contrário.