Mais uma vez, a cuca gigante em comemoração ao aniversário de Blumenau deve quebrar recordes. Serão 199 metros do doce distribuído à comunidade no dia em que o município completará 173 anos, neste sábado, 2 de setembro. Para isso, um “exército” de 20 trabalhadores vai virar a noite manipulando mais de 2,5 toneladas de ingredientes que se transformarão na iguaria queridinha do blumenauense.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Por trás de toda a produção está o empresário Roberto Fritzke, de um mercado do Distrito da Vila Itoupava, local onde o corte da cuca será feito. É no estabelecimento dele que o alimento é preparado desde a primeira edição do evento, no aniversário de 167 anos de Blumenau, em 2017, lembra.

Desta vez, serão 199 metros, 27 a mais do que no ano passado. O aumento é para homenagear a imigração alemã no Brasil, que completa 199 anos em 2023, e uma forma de Blumenau superar o recorde de Agudo, no Rio Grande do Sul, que tem a maior cuca do país, de 184 metros. Para oficializar a conquista, representantes do RankBrasil estarão na Vila Itoupava no sábado.

Até lá, há muito a ser feito na cozinha do mercado de Roberto. Os 20 funcionários envolvidos farão horas extras para deixar tudo pronto até o meio-dia de sábado, pouco antes da solenidade. O empresário é responsável por tudo, inclusive a entrega do doce ao local do evento, o ginásio de uma escola.

Continua depois da publicidade

Neste ano, quem financiará novamente o “presente” para os moradores será a empresa Veolia Brasil. Ela enviou as 2,5 toneladas de ingredientes nos últimos dias e a fabricação começou nesta sexta-feira (1º). Roberto, que cresceu na Vila Itoupava, fica feliz em poder ser o responsável pela mão de obra que torna realidade a ideia nascida na prefeitura há mais de cinco anos:

— Sinto orgulho de poder contribuir com a história de Blumenau. As pessoas nos elogiam muito pelo empenho e dedicação — conta sobre o retorno que recebe do público anualmente.

Os números da cuca de 199 metros

E se sobrar?

Roberto revela que apenas no primeiro ano que a cuca gigante foi feita houve sobras do alimento. À época, tudo foi doado para instituições de caridade. Caso o mesmo ocorra em 2023, o destino deve ser o mesmo.

Continua depois da publicidade

Porém, a julgar pelo sucesso nas últimas edições, dificilmente pedaços de cuca serão deixados para trás.

Serviço

  • O quê: Corte da maior cuca do Brasil no aniversário de Blumenau
  • Quando: Sábado, dia 2 de setembro
  • Onde: Escola Cívico Militar Coronel Pedro Christiano Feddersen, Rua Henrique Conrad, 145, na Vila Itoupava
  • Horário: A partir das 16h

Aniversário de Blumenau na Vila Itoupava

Além das atrações no Centro, Blumenau terá solenidades no Distrito da Vila Itoupava. Às 15h está programado o desfile pela Rua Henrique Conrad, com a participação de escolas e grupos de atividades ligados às tradições da Vila Itoupava.

Após o desfile será realizado o corte da cuca, encerrando as comemorações oficiais.

Leia mais

NSC celebra 173 anos de Blumenau com programação especial e reportagem multimídia