Neste ano, os tradicionais tapetes e procissões de Corpus Christi não serão vistos pelas ruas de Blumenau devido à pandemia do novo coronavírus. Em um comunicado, a Diocese detalhou como serão as atividades católicas em meio ao combate à disseminação da doença. Padres estão autorizados a abençoar os fiéis a distância, de dentro do carro.

Continua depois da publicidade

No feriado, quinta-feira (11), o bispo Dom Rafael Biernaski celebrará a solenidade de Corpus Christi, a portas fechadas, às 9h, na Catedral. Todas as paróquias poderão celebrar no mesmo horário. Durante o dia o Santíssimo Sacramento ficará exposto no altar da igreja matriz, para visitação (seguindo as normas da Saúde).

“Após a missa, os padres poderão passar com o Santíssimo Sacramento em carro aberto, em frente às igrejas das comunidades, aos locais de atendimento aos doentes e casas de repouso e presídios, para, do carro, fazer a benção dos lugares e das pessoas. Esta ação, se for feita, deve seguir as normas litúrgicas e de trânsito e com as respectivas autorizações dos órgãos competentes”, diz o texto assinado por Biernaski.

A ação terá no máximo dois carros envolvidos, um pra levar o pároco e outro para recolher doações aos mais carentes. Caberá a cada paróquia definir se o religioso percorrerá ou não as ruas do bairro. Os tapetes e procissões não serão feitos.

Continua depois da publicidade