Recentemente, o fato de dois astronautas americanos estarem presos no espaço chamou a atenção no mundo. A princípio, Barry Wilmore e Suni Williams ficariam apenas oito dias no espaço, como tripulantes da primeira viagem espacial em uma nave da Boeing. Porém, problemas na propulsão e vazamento de gás hélio atrasaram o cronograma.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Por isso, a NASA aponta que a dupla terá de ficar no espaço até fevereiro de 2025. Momento em que uma espaçonave da SpaceX irá resgatá-los. Mas a pergunta que fica é, o que aconte com a saúde de quem fica no espaço por períodos longos. De forma geral, o organismo reage de maneira distinta ao que estamos acostumados na Terra, e traremos alguns efeitos aqui.
Continua depois da publicidade
O que acontece no Corpo Humano no espaço?
Antes de tudo, a NASA tem um artigo publicado em 2021 e atualizado nesse ano que traz alguns dos efeitos que o espaço traz para o corpo humano e saúde dos astronautas.
1 – Exposição maior à radiação
Muita gente pode não saber, mas a Terra protege muito o nosso corpo da radiação. Isto pois o campo elétrico magnético faz uma espécie de escudo que diminui a incidência de raios solares e galácticos. Com isso, doenças como câncer, quadros degenerativos e cataratas podem ser mais comuns com quem vai para o espaço.
Continua depois da publicidade
2 – Isolamento e confinamento
O fato de estar isolado e confinado por muito tempo podem afetar a saúde por diminuir o descano. Isto pois não ter a luz do dia e estar preso sempre no mesmo local pode desregular o ritmo circadiano, que é o que faz dormimos e acordamos no período certo. Além disso, a falta de contato com outras pessoas que não a equipe, pode causar danos psicológicos.
Tanto que a NASA ressalta que os astronautas precisam fazer um longo treinamento e ser cuidadosamente selecionados para poder se adaptar e suportar a nova realidade no espaço, que requer muito do corpo humano.
3 – Tontura e perda de equilíbrio
Em uma viagem espacial, o campo gravitacional muda se em comparação com a Terra. Em casos de viagens para Marte, por exemmplo, teríamos seis mudanças gravitacionais. Segundo a Nasa, ao fazer a transição para um local sem gravidade no espaço, o corpo humano pode perder coordenação motora e sofrer com tonturas e desmaios.
Continua depois da publicidade
4 – Perda de Densidade Óssea e força muscular
De modo geral, o menor índice de gravidade pode diminuir a densidade óssea e fazer alguns músculos atrofiarem. Isto pois não há o mesmo peso e a mesma atividade se comparado com o que temos na Terra. Além disso, pela falta de atividades nas pernas, muitas vezes os astronautas ficam um tempo sem poder andar quando voltam para Terra.
5 – Piora do Sistema Imunológico
Por fim, o sistema imunológico piora bastante nas estações espaciais. Isto pois é um ambiente completamente fechado, onde todos os tripulantes acabam compartilhando o mesmo ambiente e os micróbios de cada um. Ao mesmo tempo, é um local onde o hormônio do estresse está muito aflorado, por todo o contexto envolvido, algo que também enfraquece as defesas do organismo.
Leia também
Com vigília e angústia, entenda como os animais sofrem com o luto
Lotofácil da Independência 2024: como aumentar as chances de ganhar