Foi em caminhão do Corpo de Bombeiros, utilizado muitas vezes para comemorar as conquistas da Chapecoense, que o caixão com o corpo de Rafael Henzel deixou o Centro de Eventos de Chapecó, rumo ao Cemitério Jardim do Éden. Lá já estavam esperando as torcedoras Diane Bordigon e Cissa Daniel com um cartaz: "Descanse em paz Rafael, há um time inteiro esperando por você. Nós ficaremos aqui com a saudade de todos vocês."
Continua depois da publicidade
Sobrevivente da tragédia com a aeronave que levava a delegação do Verdão do Oeste para a Colômbia, em novembro de 2016, o jornalista morreu na noite de terça-feira (26) vítima de um infarto durante jogo de futebol com amigos.
Diane disse que ela e sua amiga sempre iam nos jogos e ouviam a narração de Rafael, pois ele colocava emoção no rádio.
— Ele vai fazer uma grande falta para Chapecó. Ele transmita com emoção, mesmo quando a gente estava desanimado ele conseguia animar de novo — conta.
O ex-diretor de futebol da Chapecoense, Grêmio e Athletico, Rui Costa, esteve presente no enterro. Entre as dezenas de coroas de flores, estavam as de Chapecoense e Criciúma, adversários na noite desta quarta-feira, mas solidários na dor.
Continua depois da publicidade
Durante a celebração do enterro, cantos religiosos, uma homenagem da Polícia Militar (PM) e a lembrança de torcedores.
— Rafael sempre Chape — disse um torcedor.
A viúva Jussara Ersigo tentava apoiar a cabeça no ombro adolescente do filho, Otávio, 14 anos. Ele segurava a mão da mãe com uma das mãos e com a outra a abraçava.
Durante as homenagens a Henzel, ambos levaram uma das mãos até a boca. Jussara também apertou a mão do filho contra si. Depois apertou o próprio braço e os ergueu até o rosto. A dor parecia insuportável. Até que no final ela se ajoelhou, em frente ao túmulo do marido.
— Ele vai se juntar aos outros 71, vai ser o 72 — disse um familiar, lembrando as vítimas do acidente aéreo da Chape em novembro de 2016. Henzel foi um dos seis sobreviventes.
Continua depois da publicidade
Agora sua imagem sobrevive nas narrações dos gols e na lembrança de muitos amigos, familiares e torcedores.