O corpo do piloto do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu próximo à divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi encontrado às margens do Rio Uruguai. A vítima foi identificada como o capitão aviador André Ricardo Halmenschlager. Segundo matéria publicada em 2005 no Jornal A Notícia, ele pilotava a aeronave AMX há 12 anos. O avião teria caído no município de Zortéa, em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Segundo testemunhas, o avião teria batido em uma torre da rede de alta tensão da Usina de Machadinho, explodido e caído no lago da barragem do Rio Uruguai. O corpo foi encontrado em uma mata fechada, na cidade de Machadinho. Equipes do Corpo de Bombeiros de Capinzal e Joaçaba utilizam botes nas buscas. A FAB estaria reunida em Chapecó para organizar a operação.

Queda foi sentida na Usina de Machadinho

Segundo Elinton Chiaradia, gerente da Usina Hidrelétrica Machadinho, instalada em Maximiliano de Almeida, no norte do Rio Grande do Sul, às 9h39min um grande barulho foi ouvido na casa de força da Usina, indicando que algo teria enroscado nos fios da linha de transmissão que sai no local para a cidade de Campos Novos.

A linha antiga da Lumitrans, de 500 mil volts não é da Tractebel, mas está fisicamente instalada dentro da usina Machadinho.

Continua depois da publicidade

– Quando a linha desligou afetou alguns serviços auxiliares por poucos instantes, mas não causou nenhum prejuízo ao trabalho da usina – afirmou Chiaradia.

A Usina Hidrelétrica deslocou uma equipe para a localidade, na tentativa de averiguar o caso. A Polícia Militar de Campos Novos foi acionada para fazer buscas no local. A queda do avião provocou problemas de transmissão de energia em algumas localidades próximas ao acidente, em Zortéa.

Operação de treinamento

O avião com um piloto saiu da Base Aérea de Santa Maria (Basm), no Rio Grande do Sul, para uma missão de treinamento, por isso voava a baixa altura, pela manhã. A aeronave não retornou e a Basm ficou sabendo, por moradores do local, sobre a queda.

A hidrelétrica confirmou ao comando da Basm sobre a explosão. Dois helicópteros Black Hawk sediados na Basm saíram de Santa Maria para ajudar nas buscas.

Continua depois da publicidade

Confira nota oficial enviada pela FAB:

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40 desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AM-X), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.

A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 6 de dezembro de 2012

Veja a região do acidente:

Exibir mapa ampliado