O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina deverá ganhar nos próximos meses um laboratório dedicado a estudos sobre o fogo. O espaço deve ser construído no Sapiens Parque, em Florianópolis. A ordem para a destinação do terreno foi assinada nesta sexta-feira (9), pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL), durante uma cerimônia de formatura e promoção de militares na ativa.

Continua depois da publicidade

Ainda não há data para que as obras comecem. Segundo o governo, a destinação do terreno é a primeira etapa do processo, que ainda dependerá de um projeto executivo, que contará com detalhes sobre o tamanho da estrutura e os equipamentos que serão necessários. Quando ficar pronto, ele será o primeiro laboratório do gênero no Brasil e o segundo na América Latina. O outro fica localizado no Chile.

O governador, que é bombeiro militar da reserva, acredita que a criação do laboratório poderá melhorar as condições de trabalho e de ensino e pesquisa da corporação. Já o comando-geral avalia que os testes feitos no espaço poderão ajudar a fomentar estudos junto a universidades, além de certificar produtos e materiais.