Na sessão desta terça-feira, 2 de julho, Dia do Bombeiro, o Tenente Coronel Sérgio Murilo de Melo, comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Itajaí em nome da corporação. O comandante agradeceu a homenagem e lembrou que hoje os Bombeiros de Itajaí fazem um bom trabalho graças ao Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), aprovado pela Câmara há alguns anos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Tenente Coronel Sérgio Murilo, a corporação atende uma média de 18 ocorrências por dia na cidade, na maioria acidentes de trânsito, que só podem ser atendidas porque o Corpo de Bombeiros está bem equipado.

O comandante aproveitou a oportunidade para pedir apoio dos vereadores a duas discussões que devem ser enviadas pelo Executivo à Casa em breve: a definição de um local para construção de seu centro de treinamento e um novo convênio via Funrebom.

O vereador Giovani Felix (PT) falou da importância da corporação para todo o país e entregou ao comandante moção de Congratulação e Reconhecimento ao 7° Batalhão. Na oportunidade o vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho mecânico (PP) também procedeu a entrega de uma moção de Congratulações e Reconhecimento ao Tenente Coronel Onir Mocellin, que comandou a entidade na cidade por 16 anos.

Projeto de Lei

Continua depois da publicidade

Em primeira discussão e votação foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 304/2013 que altera o artigo 3º – caput e incisos I e II, da Lei nº 4.885, de 9 de agosto de 2007, que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e dá outras providências.

A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) pediu vistas do projeto de Lei: “Sou presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, entrei em contato com a Promotoria que pediu uma alteração que propus incluir na forma de emenda, mas a emenda não está aqui”, disse Anna. A divergência era sobre o item G: “02 (dois) representantes de organizações da sociedade civil não incluídas nas categorias até então mencionadas.” Segundo a vereadora, o pedido era que os representantes citados neste item fossem especificamente de associações ligadas ao meio ambiente. O pedido de vistas foi rejeitado pela maioria dos vereadores.

O vereador Clayton Batschauer (PR) explicou que a emenda não entrou na pauta porque ele e o outro membro da Comissão – vereador Antônio Aldo da Silva – Tonho da Grade (PP) – votaram contra a mesma, por não considerá-la necessária.

Com a rejeição do pedido de vistas, os vereadores aprovaram o PLO com 14 votos favoráveis e quatro votos contrários.

Continua depois da publicidade

O vereador Osvaldo Gern (PP) afirmou que os representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente serão escolhidos em uma audiência pública, a ser realizada na Câmara, com a finalidade de garantir que o processo ocorra de forma democrática.

O PLO nº 304/2013 irá à segunda votação na próxima sessão ordinária.

Requerimentos

Do vereador Carlos Augusto da Rosa – Calinho Mecânico (PP)

Aprovado o requerimento nº 305/2013 para realização de uma audiência pública a fim de discutir a implantação de um novo acesso viário entre Itajaí e Navegantes. A audiência está prevista para o dia 14 de agosto. O requerimento foi subscrito pelos demais vereadores.

Da vereadora Dulce Amaral (PSD)

Aprovado o requerimento nº 306/2013 para envio de ofício à secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, solicitando as seguintes informações sobre o Programa Mais Educação: se há unidades de ensino em Itajaí que ofertam o Programa Mais Educação. Se sim, informar quais as unidades de ensino e o quantitativo de alunos atendidos por unidade de ensino; se há recursos financeiros (Federal, Estadual ou Municipal) disponibilizados para a ampliação ou a instalação do Programa Mais Educação em Itajaí. Se sim, informar o valor dos recursos disponibilizados e que providências que pretende adotar; se houve devolução de recursos financeiros (Federal, Estadual ou Municipal) disponibilizados para a ampliação ou a instalação do Programa Mais Educação em Itajaí. Se sim, que informe qual o valor do recurso disponibilizado devolvido e o que motivou a não utilização do recurso.

Do vereador Paulo Manoel Vicente – Paulinho Amândio (PDT)

Aprovado o requerimento nº303/2013 para envio de ofício ao 1º Batalhão de Polícias Militar de Itajaí, para que sejam intensificadas as rondas nas proximidades do Centro de Educacional Pedro Rizzi e Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani (antigo CAIC), bairro Cidade Nova. O vereador solicita ainda, que sejam realizados estudos no sentido de providenciar a instalação de um posto policial nesta localidade como forma inibir crimes.

Continua depois da publicidade