O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina comemora 17 anos neste dia 13 de junho, data que, em 2003, a Assembleia Legislativa promulgou a emancipação do CBMSC, que pertencia à Polícia Militar. Como a segurança é prioridade na corporação, o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, conta que é baixo o número de profissionais da corporação que contraíram o coronavírus desde o início da pandemia – com muitos atuando na linha de frente.
Continua depois da publicidade
– Nós estamos desde o primeiro momento atuando junto ao governo nesta pandemia. Os Bombeiros auxiliam junto do atendimento das vítimas que precisam ser transportadas com o Samu quando o caso é mais grave. A gente buscou prover à tropa equipamentos de proteção individuais necessários para que eles pudessem se proteger. Mesmo assim tivemos seis casos até o momento em todo o Estado. É um número pequeno justamente porque temos dados essa proteção necessária – explica o Coronel Vieira.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta hoje com 15 Batalhões, além do Batalhão de Operações Aéreas, distribuídos nas oito principais regiões catarinenses, com atendimentos que suportam todo o estado.
– O Corpo de Bombeiros Militar, a partir da sua emancipação, conseguiu atender uma gama maior nos municípios do estado de Santa Catarina. Hoje estamos presentes em 136 municípios, estamos espalhados por todo o Estado pra dar um atendimento melhor para toda sociedade catarinense – disse o Coronel, que neste sábado completa também um ano como Comandante-Geral da instituição.
Ouça a entrevista completa com o Coronel Vieira
Continua depois da publicidade