O 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, e o Batalhão de Operações Aéreas, deflagraram uma operação para combater o incêndio no morro do Bairro Monte Verde, em Florianópolis. O incêndio iniciou na última sexta-feira e vem sendo monitorado pelos profissionais. O helicóptero Arcanjo 01 foi utilizado neste trabalho de combate ao incêndio.

Continua depois da publicidade

No trabalho, a aeronave Arcanjo 01 levou uma equipe dos bombeiros para o local do incêndio e depois realizou lançamentos de água através da ferramenta Bambi Bucket, que leva 500 litros de água. De acordo com o Corpo de Bombeiros, este incêndio acontece com a queima de matéria orgânica subterrânea, gerando muita fumaça e que por conta disso pode ser visto de longe e gera preocupação.

Como o trabalho de combate já está sendo feito, o pedido da corporação é para que as pessoas não liguem para o 193, telefone de contato do Corpo d Bombeiros, pois o trabalho de monitoramento está sendo feito desde sexta-feira e assim evita um congestionamento das linhas.

Os incêndios florestais em Santa Catarina aumentaram 387% nos primeiros cinco meses de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. De 1º de janeiro a 31 de maio deste ano, o Corpo de Bombeiros atendeu a 3.369 ocorrências, contra 692 no ano passado. É o maior número de incêndios em vegetação dos últimos quatro anos.

A estiagem é um dos fatores que contribuiu para esse crescimento. Muitos incêndios surgem a partir da ação humana, propositalmente ou por descuidos, e poderiam ser evitados tomando alguns cuidados. "Não toque fogo para limpeza dos terrenos ou preparação de solo. Não queimem galhos, folhas ou entulhos, principalmente se estiver próximo de uma área de vegetação nativa. Ao fazer uma trilha, não jogue no chão ponta de cigarro acesa. Em rodovias, não jogue lixos pela janela. Em acampamentos, não faça fogueiras ou utilize churrasqueiras próximo a vegetação. Procure uma área limpa, principalmente nas margens de um rio", disse o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Tenente Coronel Diogo Bahia Losso.

Continua depois da publicidade