Após anunciar o secretário de Agricultura e Pesca e a Procuradora-Geral do Estado, Carlos Moisés também confirmou nesta segunda-feira o nome do futuro presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Valdez Rodrigues Venâncio, coronel da reserva da Polícia Militar, assumirá o comando do órgão a partir de janeiro de 2019.
Continua depois da publicidade
Apesar da formação militar, Venâncio é especialista em Educação Ambiental pela Udesc e atuou por 15 anos na Polícia Ambiental, da qual foi um dos fundadores e chegou ao posto de comandante. Também participou do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual do Meio Ambiente, alcançando a presidência da Câmara técnica jurídica.
Sua formação acadêmica inclui graduação em Direito pela Univali, especialização em Administração de Segurança Pública pela Unisul e em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Unisul, além de mestrado em Direito pela UFSC. Já a carreira militar iniciou no curso de formação de oficiais, passando pelo comando do 2º batalhão da PM, em Chapecó, pelo cargo gerente de projetos da Secretaria da Segurança Pública e pelo comando da Casa Militar em Santa Catarina.
Pela reforma administrativa proposta pelo governador eleito, o instituto estará dentro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, a qual será comandada pelo ex-vereador e presidente do PSL-SC Lucas Esmeraldino.
Continua depois da publicidade