A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta terça-feira (14) a decisão de reduzir 10% dos salários dos 15 vereadores, quatro diretores e um procurador geral. A medida valerá por dois meses. De acordo com o portal da transparência, cada parlamentar tem um rendimento fixo mensal de cerca de R$ 11 mil.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Além disso, a Câmara também fará a revisão de todos os contratos administrativos em vigor com o objetivo de analisar onde é possível buscar mais economia. Conforme o presidente da Casa, Marcelo Lanzarin, os vereadores se reuniram e chegaram ao acordo da diminuição dos salários como forma de reduzir despesas neste momento da pandemia do novo coronavírus, para auxiliar no combate à doença.

Os vereadores decidiram também que as próximas sessões ordinárias, enquanto vigorar o decreto estadual que prevê medidas de distanciamento social, serão realizadas por videoconferência. Os parlamentares podem escolher se querem participar de seus gabinetes ou então de casa.

Os parlamentares decidiram também que nessas sessões não haverá o pronunciamento dos vereadores. As sessões por videoconferência serão transmitidas ao vivo pela TV Legislativa, com exceção desta quinta-feira (16), para que a transmissão possa ser testada internamente.

Continua depois da publicidade