Depois de permitir a abertura do comércio, de shopping centers, parques e praias, o governo de Santa Catarina deu sequência à flexibilização da quarentena para conter o novo coronavírus nesta semana com a liberação de práticas esportivas, mediante regras específicas para essas atividades físicas.

Continua depois da publicidade

A permissão foi dada em uma portaria publicada pelo governo na segunda-feira (30) e envolve atividades individuais como corridas, ciclismo, remo, skate e surf, e até mesmo modalidades coletivas, como vôlei, beach tênis, basquete e futevôlei – desde que nesses casos haja no máximo quatro participantes, com quatro metros de distância.

Essas práticas esportivas estão liberadas em ambientes ao ar livre como parques, praias, calçadões e ciclovias e precisam seguir a algumas normas, a exemplo de uso de máscaras e higienização de equipamentos no caso das academias ao ar livre (veja todas as recomendações abaixo).

As práticas já estão permitidas desde segunda-feira, mas a expectativa é de que no feriado prolongado do Dia do Trabalhador um número maior de pessoas vá às ruas para se movimentarem, mesmo em tempos de pandemia.

> O que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Florianópolis

Continua depois da publicidade

No calçadão da Avenida Beira-Mar e da Beira-Mar Continental, em Florianópolis, área comum para a prática de atividades físicas, o uso de máscara passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira (1º). E a Guarda Municipal já alertou que vai punir quem insistir em descumprir a norma – um decreto municipal prevê multa a partir de R$ 125.

Infectologista orienta optar por esportes individuais

Esportes individuais ou que permitam distanciamento são as opções recomendadas
Esportes individuais ou que permitam distanciamento são as opções recomendadas (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

A médica infectologista Sabrina Sabino, que atua nos três principais hospitais de Blumenau, considera um contrassenso a liberação de práticas esportivas coletivas neste momento da pandemia.

– Ninguém vai fazer basquete de máscara. A pessoa vai colocar mão no rosto, na bola, na boca.

Na avaliação dela, os esportes indicados nesse momento são os individuais e ao ar livre, como caminhada, corrida e ciclismo, ou até mesmo natação, surf e skate:

– Nessas modalidades, por mais que você vá com outras pessoas, como em grupos de ciclismo, mas é possível você fazer o distanciamento de um metro entre as pessoas – orienta.

Continua depois da publicidade

> Governo de SC não permite retorno do futebol profissional

Outra opção, segundo a infectologista, seriam os exercícios em academias, que tiveram a reabertura autorizada com restrições como número reduzido de alunos, distanciamento e higienização dos equipamentos.

Independente da modalidade escolhida, algumas recomendações são essenciais para não se expor ao risco e também não oferecer possibilidade de contaminar outras pessoas, mesmo sem saber.

– É importante respeitar a distância de um metro para a outra pessoa, ir com máscara, e se a pessoa estiver sentindo algum sintoma como dor de cabeça, febre, não ir praticar esporte porque a chance de transmitir para outras pessoas será muito grande – orienta.

> Federação propõe fazer testes de coronavírus em todos os profissionais para retomar o Catarinense

Continua depois da publicidade

Normas para prática esportiva em SC

Confira as recomendações da portaria SES 275/2020, do governo do Estado:

– Poderão ser utilizados os espaços públicos ao ar livre desde que não haja aglomeração de pessoas;

– Deverão ser mantidos pelo menos 4 metros de distância entre um praticante e outro;

– Todos os praticantes deverão utilizar máscaras durante todo o período da prática de atividade física, exceto surf e atividades aquáticas;

– Usar calçado indicado e adequado para cada modalidade e, após o uso, fazer a devida higienização;

Continua depois da publicidade

– Sempre que necessário fazer a troca da máscara que poderá ficar úmida com mais frequência durante a prática esportiva;

– Se forem utilizar as academias ao ar livre deve-se transportar recipiente com álcool 70% para higienizar o equipamento onde as mãos são colocadas, antes e após o uso. Manter utilização dos equipamentos de forma intercalada a fim de manter distância mínima de quatro metros;

– Higienizar as mãos sempre que possível com água e sabão ou solução alcoólica 70%;

– Não tocar nos olhos, nariz e boca sem que tenham as mãos higienizadas, bem como, seguir as medidas de etiqueta da tosse;

– Não tocar na máscara e seguir as recomendações sobre a retirada e desinfecção da mesma