Dos 884 casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina, 272, cerca de 30%, estão no Vale do Itajaí. E, das 29 mortes, sete foram de moradores da região: Indaial, Porto Belo, Gaspar, Camboriú, Itajaí e Balneário Camboriú. A mais recente delas, confirmada nesta quarta-feira (15) pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) foi de uma idosa de 83 anos na cidade do Litoral Norte.

Continua depois da publicidade

A terceira e quarta cidades com maior número de casos do estado também estão no Vale: Blumenau, com 70 e Balneário Camboriú, com 60. Florianópolis tem 214 infectados e Joinville 71, conforme o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) catarinenses estão hospitalizadas 98 pessoas infectadas pelo vírus ou em investigação para doença. Dessas, 63 utilizam ventilação mecânica. Já o número de pessoas que deixaram os leitos de alta complexidade chega a 111.

Clique aqui para entender porque prefeituras contabilizam mais casos que o divulgado pelo Estado

Continua depois da publicidade

Liberação de missas e cultos

O governador Carlos Moisés deu sinais, durante coletiva de imprensa, de que a liberação das atividades em igrejas pode voltar a ocorrer em breve, desde que seja traçado um plano com regras a serem seguidas tanto por fiéis, quanto por colaboradores. Segundo ele, é uma análise que já ocorre, "mas com muita calma", já que o objetivo é garantir a segurança da população:

– A gente tenta construir um modelo que consiga regulamentar missas e cultos, com público mínimo e, também, sobre como servir a comunhão para que não haja contato físico. Inclusive, vamos conversar com alguns deputados que integram bancada de segmentos religiosos, para que possam colaborar nesse sentido.

Números do coronavírus no Vale do Itajaí

Aurora – 1

Balneário Camboriú – 60

Balneário Piçarras – 2

Barra Velha – 1

Blumenau – 70

Botuverá – 2

Brusque – 17

Camboriú – 47

Gaspar – 5

Guabiruba – 2

Indaial – 3

Itajaí – 37

Itapema – 7

Navegantes – 8

Pomerode – 1

Porto Belo – 5

Rio do Sul – 1

Timbó – 2

Vidal Ramos – 1

Correção: a reportagem informou equivocadamente, até as 20h30min desta quarta-feira, que a região possuía 269 casos. O número é um pouco maior e já foi corrigido, tal como a lista dos municípios.