De acordo com a coordenadoria do curso de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 35 estudantes já solicitaram antecipação de formatura após a autorização do Ministério da Educação (MEC). A ideia é fazer a colação de grau na quinta ou sexta-feira (24) da próxima semana através de videoconferência. A medida foi tomada em todo o país para aumentar o efetivo de profissionais no combate à Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
O MEC também autoriza a antecipação na formatura dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia. Na UFSC não há estudantes aptos nessas carreiras, porque o estágio obrigatório deste semestre letivo não chegou aos 75% exigidos
Segundo a resolução, compete ao aluno, de forma espontânea e voluntária, optar por solicitar ou não sua colação de grau de forma antecipada. É necessário assinar uma solicitação e enviá-la eletronicamente à sua respectiva coordenadoria de curso.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: veja dados atualizados das cidades de Santa Catarina
O MEC estabeleceu que os alunos do curso de graduação em Medicina que tiverem cumprido 75% da carga horária do internato médico (do período total previsto de dois anos) e os alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que tiverem cumprido 75% da carga horária de estágio curricular obrigatório (do período total de 20% da carga horária total do curso) têm direito a pleitear a colação de grau antecipada.