A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está produzindo protetores faciais (face shields) em impressoras 3D para doação aos profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus. Por volta de 40 já foram entregues às equipes médicas da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
>>Em site especial, leia todas as notícias sobre o novo coronavírus
"Espero que a gente consiga ajudar o máximo de pessoas, esses nossos guerreiros que estão na linha de frente nos postos de saúde e hospitais atendendo os doentes. Essa máscara de proteção é para que os profissionais não se contaminem", explicou o professor da Udesc, Walter Dutra da Silveira Neto.
Os protetores são feitos no Laboratório de Fotografia, que foi adaptado para a produção. Ele fica no campus de Florianópolis. A produção chega até 70 unidades por dia.
Ajuda em outros campi
Na Udesc Joinville, os voluntários do FabLab, ligado a um projeto de extensão do centro, já produziram mais de mil peças de face shields, também entregues a profissionais da saúde que atuam na cidade.
Continua depois da publicidade
O Laboratório de Robótica (Labot), da Udesc Alto Vale, também está desenvolvendo esse trabalho com impressoras 3D, assim como a Udesc Faed, que realizou outra contribuição com a doação de luvas descartáveis e álcool para instituições de saúde e segurança pública da Grande Florianópolis.
O Hospital de Clínica Veterinária (HCV), da Udesc Lages, colocou, à disposição do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quatro respiradores que podem ser adaptados para uso humano. O hospital veterinário, localizado no campus, está fechado, mas pode ser reativado para atendimento à população, com 12 leitos.